Nuno Marçal: «Demos resposta aos cépticos»

Na ressaca da conquista da Taça Hugo dos Santos, o capitão portista elogia a postura da equipa durante a competição que os dragões venceram no Algarve e não tem dúvidas de que a defesa e o forte espírito de grupo foram as chaves do sucesso.

Atletas | Competições
3 FEV 2010

Marçal mostra-se muito confiante no futuro dos nortenhos

Sente-se feliz por regressar novamente às grandes vitórias? Sim, estou muito feliz, como é evidente, por regressar às conquistas. Foi a primeira desta época e inteiramente merecida. Um prémio para todo o grupo de trabalho.

Sabe que havia muita gente que não considerava a vossa equipa favorita à conquista deste troféu? Havia muita gente que não acreditava que fosse possível o FC Porto arrecadar este troféu. Mas demos a todos os cépticos uma resposta cabal e uma demonstração da capacidade deste plantel.

Os 3 jogos foram difíceis e duros, mas consegue apontar aquele em que sentiram mais dificuldades? Embora todos tenham sido difíceis, diria que o jogo com o V. Guimarães foi o mais complicado de ultrapassar. Não só pela curta diferença pontual (2 pontos), mas também pela intensidade e ritmo imposto pelo Guimarães. Foi muito equilibrado do primeiro ao último segundo.

A vossa defesa esteve brilhante. Considera que foi a chave do sucesso? Sem dúvida. A defesa dura e intensa que temos posto em campo tem sido o nosso principal cartão de visita. Quando a defesa está bem, o ataque funciona sempre melhor.

Para quem observou de fora notava-se uma grande união no grupo. Isso explica o salto qualitativo da equipa, principalmente na forma consistente como jogou, dando claros sinais de ser um grupo com estofo para vencer mais títulos? O espírito de grupo sempre esteve presente desde o primeiro dia. É normal que com o decorrer do tempo, e dado que existem muitos elementos novos nesta época, que o entrosamento melhore progressivamente. A performance na Taça Hugo dos Santos é disso prova evidente.

Impressiona o ritmo elevado que a equipa coloca dentro de campo durante os 40 minutos. Julga que foi uma aposta ganha utilizar essa forma de jogar?É importante manter sempre um ritmo elevado durante todo o jogo. Queremos jogar assim, mas tal só é possível porque temos à disposição um plantel rico nos variados sectores, o que nos permite rodar jogadores sem se perder qualidade de jogo.

Esta foi a primeira de muitas vitórias no futuro próximo? É esse o nosso desejo. Representamos um clube habituado a vencer e que entra em todos os jogos com um único pensamento – ganhar! Como tal, continuando este bom trabalho, é natural aguardar por mais vitórias desta equipa.

Como capitão de várias equipas do FC Porto, e símbolo do clube de há muitos anos a esta parte, qual a sua opinião relativamente ao grupo de trabalho desta época?Temos um excelente grupo. Desde jogadores, treinadores, dirigentes, staff médico e sem esquecer os adeptos, todos formamos uma equipa coesa com ambição e sede de conquistas. Com trabalho, sacrifício e dedicação, atingiremos os nossos objectivos.

Atletas | Competições
3 FEV 2010

Mais Notícias