“O basquetebol português tem evoluído devido ao crescimento das organizações e dos clubes”

Lluís Riera, um dos preletores do Clinic Internacional de Cantanhede, em entrevista à FPB

Formação | FPB
30 MAI 2023

Lluís Riera, treinador e formador espanhol de referência, com 44 anos, é um dos preletores que vai estar presente no Clinic Internacional de Cantanhede, que decorrerá a 24 e 25 de junho – inscrições aqui.

A FPB entrevistou uma figura de peso na formação da Federação Catalã, e que conta com passagens pela Liga ACB e Euroliga enquanto treinador-adjunto. Lluís Riera mostrou-se conhecedor do basquetebol português, projetou o Clinic e falou sobre o ser percurso.

 

Pode falar-nos um pouco da sua carreira? Qual é o seu papel na Federação Catalã?
Fui treinador da academia do Joventut Badalona. Passei por todos os escalões, tendo sido responsável pela ‘cantera’ e chegado à primeira equipa, onde estive durante sete anos como adjunto. Depois também fui adjunto no Baskonia e no Zenit, na Euroliga, e nestes últimos anos estive na Federação Espanhola e na Estónia como técnico principal. Na Federação Catalã sou professor responsável do segundo nível do curso de treinadores, o curso mais alto que esta Federação realiza.

Quais são as suas expectativas para este Clinic?
Basicamente, vou compartilhar conhecimento. Penso que este tipo de atividades, além do próprio conteúdo, são importantes para ver o estilo de treino de cada técnico. Também é muito importante partilhar experiências com os treinadores presentes.

O que conhece do basquetebol português? Está muito motivado para esta formação?
Acompanho o basquetebol português desde que tive treinadores e jogadores do vosso país mais ou menos próximos. Por exemplo, o Moncho López e o Ferrán Ventura. Também segui jogadores da nossa Liga para incorporá-los depois noutros países. A Liga Portuguesa tem crescido paulatinamente, principalmente devido ao crescimento das organizações e dos clubes, e pelo aprimoramento do jogador português.

Na sua opinião, qual é a importância destes Clinics para a carreira de um treinador?
Estes Clinics são importantes porque retiras sempre ideias para aplicar nas tuas equipas. Contudo, o mais importante é o facto de se divir espaço com mais treinadores.

Quais são os principais temas em que se debruçarão as suas palestras?
Falarei sobre vários temas relacionados com o desenvolvimento do jogador, tanto na formação como no escalão sénior. Para que as equipas evoluam, é fundamental poder melhorar individualmente os jogadores, pois desta forma o jogo coletivo torna-se mais sólido. Concretamente, abordarei como se deve ler o jogo, o uso do contacto e como melhorar as posições defensivas. Seguramente que será interessante.

Formação | FPB
30 MAI 2023

Mais Notícias