“O basquetebol na CB Palmela está numa fase de maturação”

António Simões Santos, presidente do clube, falou à FPB por ocasião dos 20 anos do emblema

Atletas | Formação
11 NOV 2022

A Casa do Benfica em Palmela (CB Palmela) cumpre, esta sexta-feira, 20 anos de existência. Por ocasião desta data festiva falámos com António Simões Santos, presidente do emblema do distrito de Setúbal.

Quando convidado a fazer um retrato atual da CB Palmela, António Simões Santos responde da seguinte forma: “O basquetebol na CB Palmela está numa fase de maturação, com somente escalões de formação acima dos sub18 e sub21 masculinos. Por dificuldades na divisão de espaço no Pavilhão Municipal de Pinhal Novo, foi conseguido um acordo com o Pinhalnovense no que respeita aos escalões de formação, para otimizar a utilização do único pavilhão municipal. Temos 6-7 jogadores Sub-18M e 14-15 na formação de sub21. Os objetivos para esta época passam por rodar as equipas, nestes escalões, para completar o percurso de forma dos atletas, iniciada nos tempos do minibasquete”, afirma

O dirigente confessa que é complicado “segurar” os melhores atletas: “Em Setúbal há poucos clubes de elite, masculinos e femininos, e os restantes são apenas formadores, com dificuldades em instalações e curtos de orçamentos. Os melhores atletas destes clubes acabam por ser aliciados para se juntar às equipas dos tais clubes de eleição, e os objetivos competitivos ressentem-se disso”, analisa.

António Simões Santos “apela” a uma maior aposta na modalidade: “Os desejos de futuro dependem sempre da existência de infraestruturas adequadas, e Palmela possui apenas o Pavilhão Municipal de Pinhal Novo como recinto de treinos e jogos. Como tal, ou há aposta das autarquias no basquetebol como desporto de referência para a divulgação da atividade física nos concelhos, ou dificilmente o jogo evolui”, refere.

Ao olhar para estes 20 anos, o presidente é direto quanto a um dos pontos altos da história do clube: “A presença na final da Taça Nacional de seniores masculinos, em Bragança, com o Vasco da Gama, foi, sem dúvida, o momento mais alto da CB Palmela nestes 13 anos da sua existência federada na modalidade. E a formação inicial de muitos atletas que continuaram noutros clubes do distrito de Setúbal e Lisboa, como o Barreirense e até mesmo o SL Benfica”, conclui.

 

Nota: Foto retirada do Facebook oficial da Casa do Benfica em Palmela – Basquetebol

Atletas | Formação
11 NOV 2022

Mais Notícias