“O clube está consolidado, mas queremos crescer”
Presidente do GC Olhanense, António Guedes, em entrevista no dia do 130.º aniversário do clube

Competições
31 JAN 2022
Fundado em 1892, o Ginásio Clube Olhanense cumpre, esta segunda-feira, 130 anos de existência. Em dia de celebração, a FPB falou com António Guedes, presidente da formação algarvia.
“A atual direção pegou no clube numa altura em que atravessava uma fase menos boa e a intenção da foi estimular todo o clube. Correu bem e estava a dar frutos, com 300 atletas no total das três modalidades, o basquetebol, o boxe e a ginástica”, analisa António Guedes.
O presidente da formação algarvia aborda o impacto que a pandemia teve nos escalões de formação, mas confessa que o regresso dos jovens foi surpreendente: “O aparecimento da COVID deu-nos uma forma diferente de viver. Focando no basquetebol, tivemos uma quebra do número de atletas na ordem dos 50% e isso colocou um travão no nosso desenvolvimento. No entanto, tem sido surpreendente a forma como os mais jovens têm regressado mais depressa do que se podia antecipar”, explica.
O emblema centenário conta com inúmeros momentos que saltam à memória de António Guedes, mas o próprio destaca a obra deixada pelo Professor António Herculano: “É importante salutar o legado deixado pelo professor Herculano, que permitiu que o clube tivesse uma infraestrutura própria para as suas práticas desportivas. Não obstante, o maior realce dos últimos anos foi a subida da equipa sénior à Proliga”, conta.
“Vamos continuar a apostar na formação. Para termos atletas de nível que possam integrar equipas de Proliga e de Liga, precisamos que a formação acompanhe a evolução e temos de fazer esse esforço”, assevera. “Queremos entrar na segunda fase de desenvolvimento do clube: construir mais um pavilhão e criar, nos próximos três ou quatro anos, uma academia para os nossos atletas, mantendo o equilíbrio financeiro do clube”, revela.
*Foto retirada da página de Facebook do Ginásio Clube Olhanense