O histórico da “Taça”!

Entrada gratuita no Municipal de Predouços na Maia (11 e 12 de março)

Competições | FPB
7 MAR 2023

A 60.ª edição da prova rainha do basquetebol português vai decidir-se na Final Four do próximo fim de semana, entre 11 e 12 de março, no Pavilhão Municipal de Pedrouços, na Maia. Para a Final Four da prova apuraram-se o CP Natação Imopartner, o Galitos Cl. Dr. Semblano, a Quinta dos Lombos e o SL Benfica.

A Taça de Portugal é a segunda competição mais importante do calendário nacional feminino, organizada pela Federação Portuguesa de Basquetebol. A Taça começou a ser disputada na época 1963/1964 com a designação de “Taça Regina Peyroteo”, tendo-se realizado durante quatro épocas. Na época 1967/1968 passou a designar-se “Taça de Portugal” e, desde a temporada 2021/22, passou a chamar-se “Taça de Portugal Skoiy”.

O Sport Lisboa e Benfica é o único clube a repetir presença na Final Four, depois de ter conquistado as últimas duas edições da prova, as primeiras “taças” do palmarés encarnado. As “águias” bateram os Esgueira Aveiro TRIVGLASS (78-62) nos quartos de final. A Quinta dos Lombos também conta com duas Taça de Portugal no seu museu, conquistadas em 2010/11 e em 2019/20 e garantiu a Final Four deste ano depois de ultrapassar o Sportiva AzorisHotels (84-75). Já o CP Natação Imopartner e o Galitos Cl. Dr. Semblano estreiam-se nesta fase final da prova, depois de baterem CLIP (49-70) e Imortal Tcars (69-68), respetivamente.

O sorteio de dia 20 de fevereiro, ditou que as meias-finais desta Final Four da Taça de Portugal Skoiy vão ser disputadas entre Quinta dos Lombos e Galitos Cl. Dr. Semblano (15h00) e SL Benfica e CP Natação Imopartner (17h30). O Benfica é a única equipa invicta entre o lote de “finalistas”, com a Quinta dos Lombos a surgir a meio da tabela classificativa, com onze triunfos em vinte jogos. Já O Galitos e o CPN ocupam a nona e a décima posições, respetivamente.

As entradas para cada um dos dias de Taça de Portugal são livres, mas sujeitas à lotação máxima do pavilhão. Os ingressos têm de ser levantados à entrada do recinto. A “Taça” tem transmissão em direto na FPBtv, cujo acesso é gratuito, e a grande final de domingo (15h00) a contar também com transmissão na RTP2.

Competições | FPB
7 MAR 2023

Mais Notícias