O malogrado Vitor Hugo merecia mais respeito
Quando em 2006 na sequência do desaparecimento de Vítor Hugo desta vida terrena, defendemos no seio da Direcção da FPB a criação de uma prova em sua homenagem para as equipas da Liga Feminina, estávamos longe de pensar que no decorrer da sua 6ª edição houvesse tanta confusão.
Competições
4 OUT 2012
Nós que durante muitos anos (12 épocas consecutivas) acompanhámos Vítor Hugo no CIF, clube a que se entregou de alma e coração, em prejuízo da sua vida pessoal, estávamos longe de imaginar que as pessoas tenham memória curta e que por culpa da crise, se cometam atropelos que só descredibilizam a modalidade e neste caso concreto, não tivessem o bom senso de respeitar a memória desse verdadeiro paladino do basquetebol, em particular do feminino.
A crise tem as costas largas e assim depois de se terem apurado para as respectivas Final Four (Académico FC para o grupo do 1º ao 4º classificado, CAB Madeira e Quinta dos Lombos para o grupo do 5º ao 8º), os três emblemas desistentes argumentam dificuldades financeiras para não se apresentarem a discutir a melhor classificação possível, a que tiveram acesso por direito desportivo, pois jogaram no passado fim-de-semana. Não iremos aqui discutir se na realidade esta posição foi a mais adequada. Mas uma coisa os clubes deveriam ter equacionado quando se inscreveram para participar na prova: se tinham orçamento para fazer face às despesas, já que sabiam qual o modelo competitivo aprovado. Mais: nas 3 primeiras edições só existiu Final Four para as equipas que discutiram a posse do troféu (1º ao 4º). Depois foram os clubes que manifestaram interesse em alargar o sistema de final four para os restantes (além do 4º classificado) e assim foi na 4ª e 5ª edições. Assim sendo no grupo do 5º ao 8º só irão estar presentes Lousada AC e Boa Viagem, que discutirão naturalmente a 5ª e 6ª posições. Pergunta-se: quem são o 7º e o 8º classificados ? É por sorteio ?Já no grupo do 1º ao 4º, o faltoso (Académico) será forçosamente o 4º. Mas aqui também temos uma nuance: Algés, AD Vagos e GDESSA acordaram entre si jogar todos contra todos, ou seja em sistema de poule. Justificação apresentada para a proposta emanada do Algés: maior número de jogos para cada equipa, contribuindo para o objectivo de preparação, neste limiar da nova época. Enfim, uma verdadeira baralhada. CalendárioAmanhã (6ª feira)(Grupo 1º/4º) Algés-GDESSA (18H00) Pavilhão Municipal Luís de Carvalho, no BarreiroSábado (6/10) (Grupo 1º/4º) AD Vagos-Vencido 1º jogo (17H00) Pavilhão Municipal Luís de Carvalho, no Barreiro(Grupo 5º/8º) Lousada AC-Boa Viagem (16H45) Pavilhão Municipal de Lousada(Grupo 9º/12º) Local: Pavilhão do Olivais, em Coimbra Olivais-CD Torres Novas (15H00) e Ovarense-Montijo BB (17H15)Domingo (7/10)(Grupo 1º/4º) Vencedor 1º jogo-AD Vagos (11H00) Pavilhão Municipal Luís de Carvalho, no Barreiro(Grupo 9º/12º) Local: Pavilhão do Olivais, em CoimbraVencido 1º jogo-Vencido 2º jogo (15H00) e Vencedor 1º jogo-Vencedor 2º jogo (17H15)