“O minibasquete será a nossa grande prioridade no imediato”
Pedro André, responsável do basquetebol da UD Leiria, em discurso direto à FPB
Formação
6 JUN 2021
Em dia de aniversário, o 55.º, da União Desportiva de Leiria, falámos com Pedro André, responsável do basquetebol.
O dirigente deu conta do atual panorama da secção no clube da cidade do Lis: “Tendo iniciado este projeto em 2019/20, fomos muito afetados pela pandemia, pois ainda não conseguimos trabalhar com normalidade durante uma época inteira. Apesar disso, conseguimos não só manter como, até, crescer no número de atletas de uma época para a outra. Neste momento, relativamente à formação, temos todos os escalões (Sub14, Sub16 e Sub18) masculinos e Sub14 femininos, os quais pretendemos manter para a próxima época. Tivemos mais dificuldade no minibasquete, onde não conseguimos aumentar o número de atletas. Será a nossa grande prioridade no imediato. Temos também seniores masculinos a competir na 2.ª Divisão. A falta de treinadores é um dos nossos principais problemas, que pode condicionar (ou até impedir) o crescimento sustentado que pretendemos. Neste momento, somos apenas três treinadores”, indica.
Pedro André recordou como correu a retoma desportiva na UD Leiria: “A retoma correu com normalidade e cumprindo todas as exigências da Direção-Geral da Saúde da FPB. Nem todos os atletas da formação retomaram, devido à obrigatoriedade do teste Covid, mas aos poucos têm regressado. Com a retoma, voltámos a ser procurados por quem pretende aprender a jogar basquetebol connosco, tendo já aumentado o número de atletas. Relativamente aos seniores, temos as dificuldades que são normais a uma equipa que está três meses parada (mais tempo do que a habitual paragem entre épocas) e sem tempo para se preparar de forma conveniente para a competição. É notória a diferença entre aqueles que foram obrigados a parar e aqueles que, de uma forma ou de outra, conseguiram manter a atividade ao nível do treino”, afirma.
O diretor elenca as principais metas do emblema leiriense: “Os objetivos do basquetebol do clube são a dois níveis: na formação, dar oportunidade e proporcionar a todas as crianças e jovens que queiram jogar esta modalidade, as melhores condições para o fazerem e, com isso, tornar-se uma referência, a todos os níveis, com foco especial no minibasquete; na competição, apresentar equipa(s) competitiva(s) e ambiciosa(s), procurando sempre atingir patamares superiores, fazendo-o de uma forma sustentada e cuja base da(s) mesma(s) sejam atletas oriundos da formação”, enumera.
Nota: Foto retirada do Facebook oficial da União Desportiva de Leiria – Basquetebol