«O mínimo erro será penalizado»

O SC Braga tem um conjunto muito jovem mas ambicioso, que quer ir o mais longe possível nesta segunda fase do Campeonato Nacional da 1ª Divisão.

Competições | Treinadores
28 ABR 2015

Até ao momento soma apenas uma derrota, mas o treinador sabe que os adversários que o grupo terá de defrontar não são propriamente fáceis. No entanto não esconde algum do otimismo que reina no seio do seu plantel: “Quando estamos bem somos uma equipa muito difícil de bater.”

 

O basquetebol está a ganhar cada vez mais expressão no SC Braga e os bons resultados contribuem para que a modalidade conquiste o seu espaço num clube cada vez mais com maior dimensão. “Foi uma primeira fase muito positiva onde cumprimos os objetivos a que nos propusemos. Conseguimos ser muito consistentes ao longo das várias jornadas e apenas duas equipas nos conseguiram vencer. Apesar de sermos uma equipa muito jovem, fomos mostrando alguma maturidade e com isso acabámos por, naturalmente, atingir a 2ª fase da época.”

 

O treinador João Chaves tem consciência que esta nova fase é mais equilibrada e, embora reconheça que o grupo que lidera não tem grande experiência destes momentos de maior pressão, acredita que possa competir com qualquer adversário. “Nesta segunda fase sabemos que os erros se pagarão caro pois o nível competitivo é bastante elevado e, como tal, temos de os reduzir ao máximo para podermos almejar estar presentes na final da competição. Teremos pela frente adversários com muita qualidade, com jogadores muito experientes, mas também sabemos que quando estamos bem somos uma equipa muito difícil de bater.”

 

Apesar de não assumir objetivos mais ambiciosos, percebe-se no discurso do treinador bracarense que existe a ambição de querer fazer história no basquetebol do SC Braga. “As expectativas passam por vencer jogo a jogo e percebermos se estamos prontos para podermos ir mais longe. Acreditamos que temos valor para lutar de igual para igual com qualquer adversário e como tal, quem nos quiser vencer terá de ser melhor e mais forte que nós.”

 

O SC Braga tem neste momento uma derrota, mas continua bem posicionado para discutir um grupo onde existem vários pretendentes ao 1º lugar. “Penso que é um grupo muito equilibrado onde todas as equipas têm reais pretensões de ir mais longe nesta prova. Ninguém poderá facilitar pois ao mínimo erro será penalizada. Vencer os jogos em casa é determinante nestas competições e depois, nos jogos fora, procurar amealhar o maior número de vitórias possível.”

 

O clube tem um projeto inovador e aliciante para os atletas, já que não privilegia apenas a vertente desportiva. João Chaves destaca o importante papel que o clube tem na formação de atletas, apontando esse caminho como a base da sustentabilidade de um projeto que pretende ser cada vez mais ambicioso. “Os objetivos do clube passam inevitavelmente por formar mais e melhores jogadores, que nos garantam a continuidade da equipa sénior. Temos um projeto de formação bem pensado e agora é preciso criar condições para o executar com qualidade. A ligação ao Sporting de Braga, à Universidade do Minho e o apoio das entidades municipais são essenciais para podermos sonhar mais alto. Temos consciência das dificuldades, mas ao mesmo tempo somos ambiciosos e, como tal, queremos estar presentes no topo do panorama do basquetebol nacional.”

Competições | Treinadores
28 ABR 2015

Mais Notícias