“O objetivo é aumentar o número de atletas, treinadores, juízes e recursos humanos inscritos”

Ângelo Moreira, presidente da AB São Miguel, em entrevista

Associações
21 NOV 2022

A Associação de Basquetebol de São Miguel celebra, esta segunda-feira, o seu 35.º aniversário. Em dia de celebração, a FPB falou com o seu presidente, Ângelo Moreira, sobre o momento atual da associação e quais os planos para o futuro.

Qual é o atual panorama da AB São Miguel?

Esta época a previsão é para cerca de 650 atletas inscritos divididos por 13 clubes ativos. Contamos também com um incremento de inscrições de treinadores e juízos. São bons sinais após a difícil altura do Covid onde infelizmente perdemos algumas inscrições de atletas.

 

Como tem decorrido a temporada?

Dentro da normalidade, após dois anos com muitas limitações, esta época voltamos à normalidade com os jogos a decorrerem a bom ritmo nos diversos escalões e competições.

 

Olhando para este ano de 2022, que análise faz para a Associação, até ao momento?

Estamos satisfeitos porque com o fim das restrições, voltamos à normalidade, os números de inscritos aumentaram e felizmente os atletas voltaram à atividade. Este ano voltamos a organizar uma etapa nacional do 3×3, continuamos com os skills e os trabalhos das Seleções estão a decorrer com normalidade.

Estamos a implementar o novo projeto, a minha escola no 3×3, com o apoio da FPB, um projeto no qual temos expetativas elevadas, esperando que o basquetebol chegue a mais jovens. Também temos investido na aquisição de algum equipamento (aparelhos de 24 segundos e marcadores de mesa) para permitir melhores condições a todos os nossos associados, uma vez que alguns recintos não têm ou não apresentam equipamentos em condições.

 

Quais são os grandes objetivos da AB São Miguel?

Sabendo que cada vez é mais difícil tirar os jovens de casa e também tendo noção que atualmente há uma enorme quantidade de desportos, o nosso grande objetivo é todos os anos aumentar o número de atletas, treinadores, juízes e recursos humanos inscritos, dando todas as condições possíveis para que isso aconteça. Temos realizado cursos de treinadores e juízes e apostado na divulgação da modalidade, estando em andamento um trabalho de promoção da modalidade através de uma ação de marketing.

Também é um grande objetivo desta direção estender a prática da modalidade a outras localidades da ilha, dado que a prática da modalidade está centrada apena em Ponta Delgada, Lagoa e Ribeira Grande.

 

Em jeito de retrospetiva, como olha para estes 35 anos da Associação e para aquilo que já foi conseguido e que falta conseguir? Quais foram os principais feitos?

Antes de mais enaltecer em primeiro lugar os fundadores da Associação, não esquecendo todos os dirigentes que por aqui passaram nestes 35 anos e que deram muito à modalidade.

A ABSM tem tido um papel importante no desenvolvimento da modalidade em São Miguel e do desporto dos Açores no geral, esperando continuar no futuro a apoiar os nossos associados da melhor forma possível para que se formem bons atletas.

Temos como ambição ter uma sede maior, havendo contatos com a Câmara Municipal de Ponta Delgada e depois de no passado já terem sido realizadas duas fases finais da Liga Feminina, ambicionamos voltar a organizar um grande evento nacional.

Associações
21 NOV 2022

Mais Notícias