“O nosso objetivo e sonho é permitir desporto para todos”
Entrevista a Maria Ruas, presidente da Associação Vincit Qui Se Vincit, clube que completa 10 anos
Atletas | Formação
19 MAI 2021
A Associação Vincit Qui Se Vincit – Academia de Basquetebol comemora o seu 10.º aniversário esta quarta-feira, e por isso entrevistámos Maria Ruas, presidente, mas acima de tudo disponível a 100% em todas as funções para ajudar este clube de Coimbra.
A líder da Associação recorda como tudo começou: “Este clube teve origem num agrupamento de pais e de pessoas ligadas a educação física, como eu e o professor Rafael Batista. Decidimos reunir-nos com base nas nossas ideias e valores, ser um desporto para todos, baseado na resiliência e no respeito, saber contrariar as adversidades”, afirma.
E porquê Vincit Qui Se Vincit? Maria Ruas explica: “Aquele que consegue superar-se a si próprio, por norma alcança os seus objetivos, daí o nome do clube. Foi-nos permitido praticar desporto sem termos de pagar, e hoje há muito elitismo, o que não é justo. Só aqueles que conseguem pagam é que conseguem praticar, o que não é nada justo. O nosso objetivo e sonho é permitir desporto para todos. Não temos meios, porque há conjeturas que não nos ajudam. Fizemos imensas atividades quando começámos, como campos de treino, com pais e atletas envolvidos, convites a treinadores estrangeiros, tudo de forma graciosa”, lembra.
O basquetebol é a única modalidade da Associação, com Maria Ruas a fazer o atual ponto de situação: “O clube foi feito para a formação, porque os seniores absorviam quase tudo nos outros clubes. Estamos com minis, sub14 masculinos e seniores masculinos. Sentimos necessidade de criar uma equipa sénior, porque os atletas que saíam da nossa formação não encontravam local para treinar”, diz.