O percurso das “águias” rumo à final

Liga Betclic Masculina entra na fase decisiva

Competições
31 MAI 2023

Atual campeão em título, o SL Benfica está na final da Liga Betclic Masculina pelo segundo ano consecutivo. Numa temporada de altos e baixos, que começou com a derrota na Supertaça MetroNumbers, passou pela campanha histórica na Champions League, a derrota na meia-final da Taça Betclic Hugo dos Santos e pela conquista da Taça de Portugal Alfaloc, as “águias” procuram terminar em grande ao conquistar o bicampeonato.

A formação liderada por Norberto Alves iniciou a sua caminhada no escalão máximo do basquetebol nacional masculino ao receber e vencer o Lusitânia EXPERT naquele que foi o primeiro de uma sequência de 11 triunfos consecutivos na Liga Betclic Masculina. O bom momento do conjunto “encarnado” estendeu-se durante mais de dois meses, com a primeira derrota a surgir apenas em dezembro na receção ao Sporting CP.

O emblema lisboeta terminou a fase regular na primeira posição com um registo de 19 vitórias e apenas três derrotas, toada que se manteve na segunda fase onde voltou a concluir no topo da classificação do Grupo A com sete vitórias e três derrotas (Sporting, Oliveirense e Porto). Num ano marcado pela campanha europeia, o Benfica conseguiu atingir em duas ocasiões o registo de 10 vitórias seguidas em todas as competições.

A entrada nos playoffs foi a todo o gás. Primeiro CD Póvoa ESC Online (2-0: 97-46 e 93-72) e depois Ovarense GAVEX (3-0: 88-59, 91-79 e 115-44), o Benfica mostrou o porquê de ser, atualmente, o melhor ataque da liga com 93.6 pontos por jogo, com eficácia de 59.3% de dois pontos e de 38% de três pontos, a mais elevada do campeonato em ambas as categorias.

Na antecâmara de um encontro que se antecipa como equilibrado, o fator casa pode ser decisivo, à semelhança do que aconteceu na temporada transata. Fruto da sua posição na fase regular e na segunda fase, as “águias” jogam os dois primeiros encontros da final no Pavilhão Fidelidade, bem como um possível jogo cinco caso seja necessário.

A final começa este domingo, dia 4 de junho, pelas 19 horas, e têm transmissão na FPBtv e na RTP2.

Competições
31 MAI 2023

Mais Notícias