O que faltou em eficácia de lançamento, sobrou em atitude

A Seleção Nacional sub-18 masculina não conseguiu levar a melhor sobre a Bélgica no Campeonato da Europa do escalão (Divisão B), cedendo por 67-61.

Competições | FPB | Seleções
1 AGO 2015

Agora vai lutar pelo 11º lugar, frente à Holanda, este domingo, por volta das 16h15 portuguesas.

 

Portugal começou bem a partida, ganhando um ascendente inicial, fruto da determinação e vontade demonstrada em ganhar. A Seleção Nacional trazia a lição bem estudada e havia que contrariar os pontos fortes da Bélgica, assentes num mortífero contra-ataque, na forte penetração e no jogo de 1 contra 1 dos seus bases, para além de outros aspetos, pois a Bélgica tem uma boa seleção, com bons valores individuais.

 

Mas Portugal soube no início interpretar e materializar o plano traçado pela equipa técnica. A jogar concentrada, a nossa equipa ganhou nesta fase inicial uma vantagem de 7 pontos (11-4).

 

Contudo, a Bélgica começou a criar-nos dificuldades no ataque, com os seus bases a penetrarem e a assistirem ou finalizarem com sucesso, a carregarem no ressalto ofensivo e a ganharem a bola para segundos lançamentos. E Portugal, ao invés, teve um período menos conseguido, com menor clarividência no ataque e com baixa eficácia nos lançamentos de campo, mormente no lançamento de 3 pontos. No final do segundo período tinha 11 tentados para um único concretizado, porDiogo Brito, com uma percentagem de 9,1%. Sem concretizar os lançamentos de campo, muitos tentados com pouca oposição, torna-se mais complicado garantir vitórias.

 

O resultado ao intervalo cifrava-se em 40-30 para a Bélgica, com um parcial no segundo período de 23-14 para o adversário . Por outro lado e bem, tinha parado o contra-ataque belga, só permitindo concretizar 4 pontos. Esteve também bem da linha de lance-livre, concretizando 5 em 6 (83,3%).

 

No terceiro período, o jogo iniciou-se com a mesma toada e aos 25 minutos de jogo o resultado era de 48-36 para a Bélgica. E foi então que Portugal assumiu uma grande atitude, quer na defesa quer no ataque, pressionando a bola, condicionando fortemente os lançamentos, ganhando ressaltos defensivos, recuperando bolas divididas e no ataque decidindo melhor, ainda que a percentagem de lançamentos de 3 pontos continuasse muito baixa.

 

Depois de uma desvantagem de 12 pontos, fez um parcial neste período de 22-13, encostando o resultado a 53-52 para os belgas. Via-se que Portugal estava em crescendo e a 8 minutos e 52 segundos do fim, virou o resultado para 54-53 a seu favor, mantendo a vantagem no marcador até 2 minutos do final da partida, em que vencia por 61-60.

 

Daí até ao final do encontro, apesar de várias tentativas de lançamento, não conseguiu converter. A 46 segundos do fim, com o resultado em 64-61, teve boa oportunidade para igualar a partida e não concretizou. Resultado final 67-61 para a Bélgica .

 

Portugal demonstrou boa atitude e capacidade para dar a volta ao resultado, frente a uma equipa com qualidade para se posicionar noutros lugares. Infelizmente este sábado esteve num dia não no capítulo dos lançamentos de 3 pontos, convertendo apenas 3 em 25 tentados (12%).

 

Por Portugal jogaram e marcaram:

Nuno Sá (8p); Pedro Oliveira (2p); Francisco Albergaria ; Daniel Caetano (3p); Filipe Rodrigues (6p); Carlos Cardoso (1p); Diogo Brito (17p); Gonçalo Delgado; Diogo Araújo (6p); Ricardo Monteiro (18p) e Jorge Pires.

 

Portugal faz o seu ultimo jogo este domingo frente à Holanda, pelas 16h15 hora portuguesa, para o 11º e 12º lugares.

Competições | FPB | Seleções
1 AGO 2015

Mais Notícias