“O TRIO DA FRENTE DO CAMPEONATO ESTÁ MAIS BEM COLOCADO A VENCER A TAÇA FEDERAÇÃO”

Catarina Domingos, jornalista d'O Jogo, projeta Ponto Alto do fim de semana

Competições
23 JAN 2020

Na véspera do arranque da XI edição da Taça Federação da Liga Feminina, falámos com jornalistas dos três jornais diários desportivo do nosso país: Catarina Domingos (“O Jogo), Guilherme Matos (“A Bola”) e Luís Avelãs (“Record”).

 

Consultem a projeção de Catarina Domingos sobre um Ponto Alto que vai ter Coimbra como palco.

 

1) Apontas algum favorito à conquista do troféu? Quais são as equipas, na tua óptica, mais fortes?

 

2) Em termos individuais, quem achas que pode desequilibrar mais? Que jogadoras te enchem mais as medidas?
1 – Seria ótimo que parte da emoção a que se assistiu na Taça Hugo dos Santos, no último fim de semana, se pudesse estender a este Ponto Alto!
Creio que existem condições para isso, porque a Liga Feminina é um campeonato tradicionalmente equilibrado nas oito primeiras posições, precisamente as que dão acesso à Taça Federação.
Apontando a favoritos, diria que o trio da frente do campeonato, composto por Olivais FC, Quinta dos Lombos e União Sportiva, está mais bem colocado – entre os dois últimos, só um poderá chegar à final, admitindo que se cruzam nas meias-finais –, pois até ao momento foram os emblemas que cederam menos e têm alternado entre si na conquista dos troféus nos últimos anos: com a exceção da Taça de Portugal de 2017/18 (AD Vagos) e da Taça Vítor Hugo de 2019/20 (Benfica), os últimos 10 títulos foram sempre parar às mãos desse trio.
Mas o facto de cinco participantes (AD Vagos, Vitória SC, SL Benfica, CP Natação e GDESSA Barreiro) chegarem a esta altura com seis ou mais derrotas, também significará que qualquer equipa pode tropeçar diante de qualquer adversário.
2 – Todas as equipas que vão à Taça Federação têm candidatas a fazer a diferença no seu leque de jogadoras estrangeiras.
Será natural que nomes como Ana Radovic (Olivais FC), Otiona Gildon e Mia Loyd (Quinta dos Lombos), Aliyah Collier e Miriam McKenzie (União Sportiva), Doniyah Cliney (AD Vagos), Destinee Young (SL Benfica), Sabrina Lozada-Cabbage e A’Lexus Harrison (Vitória SC) sobressaiam em termos de valorização e decidam.
No entanto, o facto de a competição se desenrolar num curto espaço de tempo leva a que as outras atletas, maioritariamente portuguesas, também venham a ter um papel fundamental.
Destaco internacionais como Joana Soeiro (SL Benfica), Carolina Rodrigues e Marcy Gonçalves (Olivais FC), Maianca Umabano (GDESSA Barreiro) e Susana Carvalheira (AD Vagos).
Competições
23 JAN 2020

Mais Notícias