Olivais Coimbra não desarma e sobe ao topo da Liga Feminina
Confirmando o seu bom momento de forma, o Olivais Coimbra somou mais um triunfo, diante do Académico FC (71-48), colocando-se assim, provisoriamente, na liderança isolada da Liga Feminina, esperando agora pelo desfecho do AD Vagos vs União Sportiva, agendado para este domingo.

Atletas | Competições | Treinadores
11 FEV 2017
De referir ainda o regresso às vitórias do GDESSA – Barreiro, que bateu a Quinta dos Lombos por 65-55, acabando por alcançar o conjunto da Linha em termos pontuais, num jogo em que Kamilah Jackson, neste seu retorno ao Barreiro, foi a melhor jogadora.
Já o CD Torres Novas quebrou um jejum que durava desde 8 de dezembro, superiorizando-se no seu reduto ao Lousada Unit Energy por 64-59.
A jogar em casa, o Olivais Coimbra nunca permitiu que o Académico FC, penúltimo classificado, estivesse na frente do marcador, conseguindo levar para o intervalo uma importante vantagem de 18 pontos (45-26).
Num desafio em que a formação da cidade dos estudantes cavou, relativamente ao adversário, alguma diferença na luta das tabelas, o ritmo abrandou mais na segunda parte, assistindo-se a uma menor pontuação, fixando-se o resultado final em 71-48.
Nas donas da casa, em termos individuais, sobressaíram Ladondra Johnson (16 pontos, 16 ressaltos, 1 assistência e 3 faltas provocadas), Michelle Brandão (14 pontos, 7 ressaltos, 8 assistências, 3 roubos de bola e 2 faltas provocadas) e Ezinne Kalu (14 pontos, 2 ressaltos, 3 assistências, 4 roubos de bola e 4 faltas provocadas), enquanto no Académico há que salientar Francisca César (11 pontos e 3 faltas provocadas), Francisca Braga (10 pontos, 10 ressaltos, 1 roubo de bola e 3 faltas provocadas) e Isabel Costa (6 pontos, 8 ressaltos, 1 assistência, 1 roubo de bola e 6 faltas provocadas).
GDESSA volta a sorrir
Tarde muito positiva para o GDESSA – Barreiro, que regressou às vitórias frente a um concorrente direto como a Quinta dos Lombos, provando ainda ter um reforço de peso para aquilo que resta da temporada: Kamilah Jackson, que havia deixado saudades no Barreiro, e que foi mesmo a MVP deste desafio.
E a verdade é que a equipa orientada por Nuno Manaia fez-se valer de um primeiro período muito forte, no qual alcançou um avanço de 14 pontos (21-7), para depois conseguir colocar-se cada vez mais confortável no resultado, entrando no último quarto com o marcador a registar um 54-32.
Mas a Quinta dos Lombos puxou dos galões nos derradeiros dez minutos, assustando ainda o GDESSA (59-55 a 1:23 do soar da buzina), mas as donas da casa venceriam mesmo por 65-55.
Em termos estatísticos, destaque então para o grande regresso de Kamilah Jackson à turma da Margem Sul do Tejo, já que se cotou como a melhor em campo (18 pontos, 12 ressaltos, 3 assistências e 11 faltas provocadas), sendo secundada por Joana Bernardeco (16 pontos, 3 assistências, 1 roubo de bola e 3 faltas provocadas) e Márcia Costa (12 pontos, 9 ressaltos, 3 assistências, 1 roubo de bola e 3 faltas provocadas), enquanto na Quinta dos Lombos, destaque para Artemis Afonso (10 pontos, 4 ressaltos, 1 assistência e 3 faltas provocadas), Ramses Lonlack (9 pontos, 1 ressalto, 1 assistência e 3 faltas provocadas) e Carolina Escórcio (9 pontos, 1 ressalto e 1 falta provocadas).
CD Torres Novas trava “seca” de resultados
Partiam para este jogo em igualdade pontual, CD Torres Novas e Lousada Unit Energy, embora o conjunto ribatejano ainda tenha mais um jogo, mas as donas da casa acabaram por levar a melhor (64-59).
E tratou-se do quebrar de um jejum de bons resultados, que já durava desde 8 de dezembro, o que diz bem da importância desta partida para o CD Torres Novas.
Na formação ribatejana, as jogadoras em melhor plano foram Gabriela de Paula (27 pontos, 15 ressaltos, 2 assistências, 2 roubos de bola, 1 desarme de lançamento e 6 faltas provocadas), Aline de Moura (18 pontos, 11 ressaltos, 1 assistência, 2 roubos de bola e 8 faltas provocadas) e Norianna Haynes (11 pontos, 11 ressaltos, 2 assistência, 2 roubos de bola, 1 desarme de lançamento e 6 faltas provocadas), ao passo que na turma de Lousada deram nas vistas Vanessa Aguilar (17 pontos, 1 assistência, 1 roubo de bola e 5 faltas provocadas), Chelsea Waters (15 pontos, 122 ressaltos, 1 assistência, 4 roubos de bola, 1 desarme de lançamento e 7 faltas provocadas) e Nanci Barbosa (11 pontos, 8 ressaltos, 1 assistência, 1 roubo de bola e 4 faltas provocadas).