Oliveirense e Barcelos Hotel Terço Givec garantem meia-final
O primeiro dia da Final 8 da Taça de Portugal conheceu as duas equipas que irão jogar a primeira meia-final de Sábado. Oliveirense e Barcelos Hotel Berço Givec levaram de vencida CAB Madeira (66-61) e Illiabum (54-67) e marcaram encontro no jogo das 15h00 no Pavilhão Multiusos de Sábado que poderá dar acesso à ambicionada Final.

Competições | FPB
19 MAR 2015
Amanhã, pelas 19h00, jogam Benfica e Algés/UAL e às 21h00 é a vez de Vitória e Sampaense lutarem pelas duas vagas nas semi-finais.
A Final 8 começou com uma partida nem sempre bem jogada, mas muito disputada. Começaram melhor os jogadores de Oliveira de Azeméis que nos minutos iniciais conseguiram ligeira vantagem (14-8) mas prontamente respondida pelos madeirenses que repuseram equilíbrios e atingiram o final do 1º período já em igualdade, 17-17.
O pequeno ascendente dos insulares refletiu-se nos minutos iniciais do 2º parcial conquistando ligeira vantagem no marcador, tendência que se manteve até à saída para os balneários com 4 pontos de vantagem para o CAB – 34-38.
Fez mal o descanso à equipa de João Silva que depois do intervalo não conseguiu contrariar o ascendente oliveirense, que dominava as tabelas e condicionou as opções ofensivas do adversário. Um parcial de 22-7 dava uma vantagem de 11 pontos à UDO.
A reação madeirense tardou a surgir e com 5 minutos por jogar a diferença estava na dezena de pontos . O forcing final levou os madeirenses a reentrar na partida e na discussão pela vitória. Ainda conseguiram chegar a 4 pontos com cerca de 30 segundos para jogar mas não conseguiram mais pois a Oliveirense soube manter a frieza e controlar a partida garantindo a vitória final e a presença na semifinal de Sábado – 66-61.
Bela partida de Dusan Sisic (19pts e 12res) bem acompanhado por Kenyon Jr (17pts) nos vencedores, enquanto que Tommie Eddie (16p e 10r) e Jordan Aaron (19p e 7r) foram os melhores no CAB.
Segundo jogo da noite opunha Illiabum e Barcelos Hotel Berço Givec. 4 empates e 8 alternâncias de marcador só na primeira parte dizem muito daquilo que foram os primeiros 20 minutos de jogo. Basta dizer que 4 pontos foi a maior diferença favorável ao Illiabum, ainda no primeiro parcial e 5 os favoráveis aos barcelenses já no segundo. Ligeira superioridade nas tabelas por parte do Illiabum (24-18) não se refletia ao intervalo onde a vantagem era escassa e favorável aos minhotos (26-29).
O primeiro cesto da segunda parte foi um triplo de Riznic que repunha nova igualdade. Depois de alguns momentos de mais equilíbrio o Barcelos arrancou para o seu melhor período de jogo e em 4 minutos fez um parcial de 10-0 entrando no minuto final com a maior diferença do jogo ( 36-49). O 4º período chegava com 38-49 favorável aos barcelenses.
Tentou reagir o Illiabum mas os pupilos de José Ricardo não estavam pelos ajustes e não permitiram veleidades à formação de Ilhavo. Com 5 minutos por jogar, nova maior diferença dos minhotos (46-63) era indicador de que se começava a definir o segundo semifinalista da Taça de Portugal. Até final foi gerir o pecúlio alcançado e garantir a vitória (54-67) e o confronto com a Oliveirense na primeira meia final de Sábado às 15h00.
Nuno Oliveira com um duplo-duplo (12p e 11 a e ainda 7r) foi bem secundado por Filip Djuran (20p) e Marco Loncovic (12p e 6r) nos vencedores. No Illiabum, Stephen Nwaukoni com um duplo-duplo (13p e 13 res) foi o melhor com Riznic a fazer 14 pts.