Oliveirense e Maia discutem final
Já são conhecidos os finalistas do Troféu António Pratas/Proliga, depois das vitórias de Oliveirense e Maia Basket diante do Benfica “B” (68-51) e do Eléctrico FC (84-70).
Competições
6 OUT 2012
A final será disputada este domingo, pelas 17.30 horas, entre as duas equipas que melhor se reforçaram para esta temporada, e promete muito espetáculo e emoção. Motivos suficientes para que o Pavilhão Salvador Machado se volte a encher para vibrar com mais uma final de basquetebol.
Na primeira meia-final, a Oliveirense a jogar perante o seu público, foi sempre ligeiramente superior aos jovens atletas do Benfica, tendo vencido os 4 períodos do encontro. A melhor eficácia do conjunto de Oliveira de Azeméis nos lançamentos de campo foi decisiva, já que na luta das tabelas os encarnados venceram essa batalha, com destaque para a sua presença na tabela ofensiva.Mas a experiência dos principais jogadores da Oliveirense, com Renato Azevedo (20 pontos) a confirmar as suas credenciais de atirador, e Cortez (11 pontos e 11 ressaltos) a ser fundamental nos ressaltos, acabaria por fazer toda a diferença. Bela exibição do benfiquista Cândido Sá, que terminou o jogo com 15 pontos e 15 ressaltos, oito deles ofensivos. Maia Basket resolve no 3º períodoAs boas indicações deixadas pelos maiatos durante a fase de grupos, com duas vitórias folgadas, confirmaram-se na segunda meia-final da tarde.Contudo, a superioridade maiata só aconteceu durante a segunda parte, já que nos primeiros vinte minutos o ascendente pertenceu aos alentejanos (38-33).O recomeço da etapa complementar viria a marcar o desfecho do encontro, uma vez que os nortenhos, com um parcial de 28-13, se distanciaram no marcador (61-51). Essa vantagem viria a ser aumentada nos últimos dez minutos da partida.Fantástica exibição de Paulo Diamantino, MVP (39.5) do jogo com quase 40 de valorização, autor de um duplo-duplo (27 pontos e 12 ressaltos), determinante nos dois lados do campo, bem secundado por Ricardo Pinto (12 pontos, 7 ressaltos, 6 roubos de bola e 5 assistências) e Pedro Catarino (17 pontos, 5 roubos de bola, 4 assistências e 2 ressaltos), os dois últimos reforços para esta temporada.O número de bolas perdidas (24) pelos alentejanos foi um dos seus principais problemas ao longo do jogo, ainda que, o seu base Tiago Pinto (19 pontos, 6 ressaltos, 4 assistências e 4 roubos de bola) tenha sido o mais valioso (23) da equipa.