Oliveirense ganha vantagem
A Oliveirense recolocou-se na frente da final do Campeonato da Proliga (2-1), já que no regresso a Oliveira de Azeméis, os comandados de Sérgio Salvador voltaram a ser superiores à formação do Maia Basket (83-65).
Competições
18 MAI 2013
As duas equipas voltam a encontrar-se este domingo, novamente às 18.30 horas, no Pavilhão Salvador Machado para aquele que poderá vir a ser o jogo do titulo. Cabe à formação da Maia forçar o 5º jogo, e levar novamente a final para a cidade da Maia.
A jogar perante o apoio do seu público, a Oliveirense, ainda que por vantagens curtas, esteve sempre no comando do marcador durante o 1º período (22-19). Um equilíbrio que se manteve nos primeiros 3 minutos do 2º período, altura em que o marcador registava um empate a 28 pontos. Um parcial de 10, favorável à equipa da casa, fez disparar a Oliveirense no resultado. O mau momento dos maiatos foi interrompido por João Diamantino da linha de lance-livre, que ainda assim conseguiriam recolocar-se na discussão do resultado até ao final do 1º tempo (37-41).Tal como tinha acontecido no período anterior, e depois de alguma igualdade nos primeiros minutos da etapa complementar, a Oliveirense volta a disparar no marcador, só que desta vez para muito perto dos vinte pontos de diferença no final do 3º período (62-44). Com uma vantagem tão larga, o relógio a jogar a favor da Oliveirense, e a falta de eficácia ofensiva do Maia Basket, os últimos 10 minutos não trouxeram grandes surpresas. A liderança da equipa da casa nunca foi colocada em causa, até porque a diferença pontual pouco ou nada se alterou no 4º período (83-65).A superioridade exibida pela Oliveirense (45-25) na luta das tabelas, bem como as boas exibições de João Reveles (18 pontos, 13 ressaltos, 7 assistências e 3 roubos de bola), MVP do jogo com 37 de valorização, João Abreu (17 pontos, 10 ressaltos e 5 ressaltos), Nuno Cortez (16 pontos, 12 ressaltos, 2 assistências e 2 ressaltos) e Renato Azevedo (16 pontos, 6 ressaltos, 3 roubos de bola e 2 assistências) foram decisivas para que a Oliveirense esteja agora a uma vitória de distância do título de campeão.O base Pedro Catarino foi o melhor marcador do Maia Basket com 21 pontos, e João Diamantino (13 pontos, 7 ressaltos e 4 assistências) o mais valorizado da equipa maiata.