Oliveirense segue no comando
A Oliveirense jogava em casa a liderança do campeonato da Proliga e um triunfo frente ao AngraBasket (87-75) permitiu à formação de Oliveira de Azeméis manter-se no comando da prova.
Competições
9 MAR 2013
Quem também venceu foi o Illiabum, que bateu, em casa, a equipa B do SL Benfica por 78-64. O Maia Basket não desarma da perseguição ao 1º lugar e somou mais um triunfo frente ao Desportivo de Leça (78-43).
Depois do desaire caseiro averbado no passado fim-de-semana frente aos maiatos, os comandados de Sérgio Salvador deixaram de ter margem para erro caso queiram manter-se na liderança da Proliga. A visita aos açorianos assumia por isso maiores responsabilidades, até para regressar às vitórias em casa.Mas foi com um 1º quarto de grande qualidade, sobretudo ofensivamente, que a formação de Oliveira de Azeméis deu um enorme passo para vencer o encontro. Com um parcial de 31-19, os visitados fugiram no marcador, embora os insulares tenham encurtado distâncias até ao intervalo (40-47).No recomeço, o conjunto de Oliveira de Azeméis voltou a fazer subir a diferença para a casa das dezenas (68-56), pelo que no derradeiro período bastou-lhe gerir a vantagem acumulada.Renato Azevedo brilhou no ataque ao converter 24 pontos, seguido de perto por João Reveles com 18 pontos, que com 10 assistências assinou mais um duplo-duplo. Aliás todo o cinco inicial da Oliveirense terminou o jogo com mais de dez pontos.Na equipa açoriana, a dupla formada por Lamar Wright (24 pontos, 7 ressaltos e 5 roubos de bola) e Álvaro Pontes (16 pontos, 8 ressaltos, 3 assistências e 3 roubos de bola) bateu-se muito bem. No jogo exterior destacou-se ainda, João Gaspar (18 pontos e 3 ressaltos) que repetiu a boa exibição da última jornada.Illiabum bate jovens encarnadosDepois de uma 1ª parte em que tiveram ligeiro ascendente (40-34), os ilhavenses fugiram no resultado no recomeço da etapa complementar (63-45). Uma vantagem pontual confortável que bastou ser gerida no derradeiro quarto.Mesmo sem terem ganho a luta das tabelas (35/37), os ilhavenses estiveram melhor no capítulo do lançamento, roubaram 16 bolas, como controlaram melhor a posse e bola. O Benfica voltou a cometer demasiados turnovers (23) e pouco eficiente a lançar ao cesto.Miguel Queiroz (20 pontos e 7 ressaltos) foi o elemento em maior destaque na equipa de Ílhavo, já nos encarnados, Artur Castela (23 pontos e 8 ressaltos) foi o atleta que mais se evidenciou.Maia continua na perseguiçãoA jogar em casa, o Maia Basket confirmou dentro de campo o seu favoritismo para o jogo frente ao Desportivo Leça, acabando por vencer por uma margem folgada (78-43). Após os resultados desta jornada continua ao rubro a luta pelo 1º lugar do campeonato da Proliga, uma disputa que promete ser renhida até final da fase regular.