«Ombrear com os melhores»
A Selecção Nacional Sub-16 masculina vai disputar o Campeonato da Europa, Divisão B, entre os dias 28 de Julho e 7 de Agosto, em Strumika, na Macedónia.
Seleções | Treinadores
23 JUL 2011
Portugal está inserido no Grupo , juntamente com a Holanda, Áustria, Finlândia, Chipre e Eslovénia. Leia nos detalhes desta notícia a entrevista com o seleccionador nacional do escalão, Augusto Araújo.
Quais são as expectativas para este Campeonato da Europa? Tendo em atenção a imprevisibilidade deste escalão, aliado também à minha experiência emoutros Campeonatos da Europa, diria que não devemos ser demasiado optimistas, nem muito menos pessimistas ; quero crer que temos condições para ombrear com os melhores e capazes para lutar por uma classificação entre os oito primeiros. Na sua opinião, quais as principais debilidades que referenciaria neste grupo de trabalho? E os pontos fortes? Gostava de começar por realçar os pontos fortes: a dignidade e o carácter individual e daequipa, a dedicação e a intensidade com que se afirmam no trabalho diário, a paixão quetodos nutrem pelo basquetebol. Como debilidades, apontaria apenas a falta de estatura e areduzida experiência competitiva de alguns jogadores. Como decorreu o período de preparação? A preparação da equipa decorreu de acordo com o que estava inicialmente programado esempre num clima de serenidade e de confiança no trabalho diário e no futuro. Importa referir que realizaremos no total 40 treinos e 5 jogos, sendo que 3 deles foram com a selecção da Polónia.E o que dizer do grupo que vos saiu em sorte? Tal com respondi na 1ª questão, o carácter imprevisível deste escalão é sempre grande ; nonosso caso, teremos de “medir forças” com as selecções da Holanda, da Eslovénia ( 3º e 4ºclassificados no ano anterior) , da Finlândia, da Áustria e de Chipre ; atendendo ao valor certo e seguro dos eslovenos, estamos em crer que o grupo é forte, mas equilibrado. Resta-nos ter a capacidade para surpreender e ser melhores que os nossos adversários. Nestas idades as Selecções Nacionais são sempre associadas a gerações. De que forma caracterizaria esta geração que vai participar no Campeonato de sub-16?Julgo conhecer bem a geração dos jogadores nascidos em 1995/6. Diria que não háverdadeiros talentos, nem jogadores super-especiais, mas um conjunto de jogadores commuito carácter e enorme vontade de “crescer” e de se afirmar no basquetebol português. Qual terá de ser a imagem de marca da selecção portuguesa durante o Europeu?Estou certo que ao longo destes últimos anos temos sido capazes de merecer o respeitoe a consideração dos nossos adversários do Grupo B, fruto da dignidade com que temosrepresentado o nosso país, da nossa organização ofensiva e da intensidade e capacidadede luta que sempre colocamos em jogo! Na Macedónia, as premissas dos anos anteriorescontinuarão a ser as mesmas.