“Orgulhamo-nos da nossa história, o que nos responsabiliza ainda mais”

António Roçadas, presidente do Clube Académico da Araucária, fala a propósito do 40.º aniversário do emblema de Vila Real

Atletas
13 MAI 2022

O Clube Académico da Araucária festeja o seu 40.º aniversário esta sexta-feira, data especial em que entrevistámos António Roçadas, presidente do emblema de Vila Real.

António Roçadas explica que a Araucária está focada nos atletas mais jovens: “Numa fase de quase pós-covid, o basquetebol no nosso clube está a recomeçar e a tentar reencontrar o seu caminho enquanto modalidade que acarinhamos e que queremos fomentar junto do nosso bairro e zonas limítrofes. Estamos a dar maior importância ao desenvolvimento da modalidade através dos escalões mais baixos, por isso contamos com o apoio da Associação de Basquetebol de Vila Real na promoção do baby basquete e estamos a preparar e desenvolver uma equipa de sub8, para darmos seguimento à nossa participação a nível federado. Contamos, neste momento, com cerca de 55 crianças envolvidas e como estamos a recomeçar por baixo, uma equipa masculina de sub8”, afirma.

O dirigente valoriza o simbolismo destes 40 anos: “O nosso percurso não tem sido fácil e foi sempre com muita perseverança e resiliência que aqui chegámos. Quando tínhamos 16, 17 e 18 anos nunca imaginávamos um percurso tão duradouro, mas sim, já é uma idade considerável, o que reflete o nosso compromisso perante a sociedade, em que tivemos momentos melhores e outros com maior dificuldade. No fundo, orgulhamo-nos da nossa história, o que nos responsabiliza ainda mais”, deixa a nota.

Para António Roçadas, a localização interior da Araucária torna-se um desafio: “Poderia direcionar a resposta para várias vertentes, mas resumindo, penso que o facto de estarmos na região torna as dificuldades acrescidas, nomeadamente ao nível da mentalidade e da indústria, o que complica a obtenção de patrocínios e a dificuldade com recursos humanos (treinadores, entre outros), que não abundam”, refere.

Num olhar para o futuro do clube transmontano, o presidente enumera várias metas: Em termos associativos, queremos consolidar e ampliar a nossa base social, enquanto na vertente desportiva procuramos fidelizar os nossos praticantes ao clube e trazer cada vez mais gente para a prática desportiva regular (temos praticantes dos 3 aos 84 anos), e por conseguinte federada. Quanto a estruturas, pretendemos ampliar a nossa sede social e cobrir totalmente o nosso polidesportivo. Relativamente ao funcionamento, temos de estar atentos à transição digital, melhorar os nossos serviços administrativos e tentar semiprofissionalizar ou profissionalizar algumas áreas do clube. Ambicionamos promover com maior persistência junto das nossa atividades e meio associativo, boas práticas ambientais, para que o clube se torne cada vez mais amigo do ambiente, e queremos manter e melhorar as nossas relações com as instituições oficiais”, termina.

 

Nota: Foto retirada do Facebook oficial do Clube Académico da Araucária

Atletas
13 MAI 2022

Mais Notícias