Os campeões de Sub 16 voltaram a ditar as leis

As Taça Distritais de sub-16 masculinos e femininos realizaram-se no fim-de-semana com a festa a estender-se a nove conjuntos, entre eles a seleção distrital masculina de sub-14.

Atletas | Competições
6 FEV 2014

O Pavilhão Galamba Marques, na Figueira da Foz, recebeu a Taça Distrital de sub-16 masculinos. O anfitrião Ginásio voltou, tal como no campeonato, a impor a sua qualidade e, por tal, a ditar as leis da competição. Na vertente feminina, as quatro equipas que disputaram o campeonato distrital voltaram a encontrar-se para disputar a Taça Distrital e a classificação final, também essa, voltou a repetir-se. No Pavilhão Multidesportos Mário Mexia, em Coimbra, as sub-16 da Académica também juntaram a Taça Distrital ao campeonato, conquistado com oito vitórias e uma derrota.

Nas meias-finais, os ginasistas ultrassapassaram o BC Cantanhede com relativa facilidade ao triunfarem por 83-32. A outra semifinal foi bem mais equilibrada, com a Academia de Basquetebol a superar o Olivais por 45-41. Os jovens da seleção distrital de sub-14 aproveitaram para cumprir um teste junto das equipas mais “velhas”, defrontando os vencidos das meias-finais, tendo cedido com os cantanhedenses (96-41) e com os olivanenses (43-108). Na final, o Ginásio (terminou a época da distrital 100% vitorioso) fez jus ao factor casa e derrotou a Academia coimbrã, por 70-46. O ginasista Gonçalo Barbosa foi o “jogador mais valioso da prova” e integrou o “cinco ideal” com Filipe Brito (Olivais), Tiago Moço (Ginásio), Miguel Carminé (Academia) e Ricardo Alberto (Academia). Académica triunfou no MultideportosNas meias-finais, a turma academista levou a melhor no dérbi com o Olivais, triunfando por 61-48. No encontro seguinte, o Sp. Figueirense também materializou o seu favoritismo, tinha sido vice-campeão distrital, perante a Academia de Basquetebol, vencendo por 66-59. Numa prova que decorreu em simultâneo com a Taça Federação da Liga Feminina, as jovens craques da distrital de sub-16 voltaram a medir forças na tarde de domingo. No apuramento dos 3.o e 4.o classificados, a Academia de Basquetebol superou o Olivais, por 76-52, e fechou o pódio da competição. Na final, a Acadé- mica impôs-se ao Sp. Figueirense, por 61-52. Curiosamente, as figueirenses foram as únicas que, esta época, bateram o pé às estudantes (em Outubro, logo na 2a jornada). A Académica realizou, deste modo, uma época notável, coroada com duas conquistas no distrital. Carlota Moreira, do Sp. Figueirense, foi a “jogadora mais valiosa da competição”, integrando o “cinco ideal” com Luísa Carvalho (Sp. Figueirense), Francisca Ferreira (Académica), Alice Martins (AAC) e Marta Lucas (Academia).

Atletas | Competições
6 FEV 2014

Mais Notícias