Os destaques da Taça de Portugal Skoiy

Entre 11 e 12 de março no Municipal de Pedrouços na Maia (transmissão integral na FPBtv)

Competições | FPB
9 MAR 2023

A esperada Final Four da Taça de Portugal Skoiy está a chegar e reúne alguma da elite do basquetebol feminino em Portugal. Entre as quatro equipas que vão marcar presença na Final Four, realce para as estreias de CP Natação Imopartner e do Galitos Cl. Dr. Semblano, que se juntam a SL Benfica e Quinta dos Lombos. Olhando para aquilo que têm sido as temporadas das quatro equipas, importa destacar o percurso que as levou até esta fase final da prova rainha do basquetebol nacional, mas sobretudo aquilo que as principais protagonistas do jogo têm feito ao longo da época.

Raphaella Monteiro, do SL Benfica, surge como a jogadora mais valiosa do campeonato, com 24.0 de valorização MVP, destacando-se igualmente nos pontos marcados (15.9 pontos por jogo, a 7.ª melhor marca da Liga Betclic Feminina), nos ressaltos conquistados (9.9 por jgo) e ainda na eficácia de lançamento onde apresenta a percentagem mais elevada (63%), tal como a colega de equipa Courtney Warley que também apresenta a mesma eficácia. As águias contam ainda com a pontaria de Darien Huff, a 5.ª mais eficaz a lançar da linha dos 6.75m, com uma percentagem de 40%. Nas assistências, a internacional portuguesa, Joana Soeiro, é a “rainha” da temporada com a impressionante média de 7.1 passes para cesto, por encontro.

A compatriota da internacional brasileira das “águias”, Barbara Souza, também surge em destaque ao ser a terceira jogadora mais valiosa do campeonato (22.1 valorização MVP) fruto daquilo que produz dentro de campo. A poste canarinha do Galitos é a líder dos ressaltos (12.2), mas juntado os mais de 13 pontos por jogo, ainda consegue ser a 4.ª mais forte no capítulo do passe com 4.5 assistências por partida. Além do experiente poste, o Galitos conta com a eficácia de Maria Neto (41% lançamento dos 3pts – terceira melhor marca do campeonato) e Sydne Wiggins (59% lançamento de campo). No capítulo defensivo, realce para o desarme de lançamento que a norte-americana Maeve Carroll consegue em média, figurando no top3 de jogadores com média mais elevada de desarmes de lançamento por partida.

O estreante CP Natação Imopartner também apresenta alguns destaques dignos de referência. A jovem cubana, Isabela Quevedo, é a 8.ª mais valiosa da Liga Betclic Feminina, com 18.7 pontos de valorização MVP e a 2.ª melhor ressaltadora da Liga (11.6 ressaltos por jogo). Além da poste do CPN, sobressai a norte-americana Mykea Gray, com uma média de 19.2 pontos por jogo, a segunda melhor marcadora do campeonato. A base do conjunto de Ermesinde, surge ainda como a sexta melhor a passar a bola (3.8) assistências e integra o top3 no que diz respeito aos roubos de bola no campeonato, com 2.7 por partida.

Na Quinta dos Lombos, quem assume protagonismo é Michaela Porter. A extremo-poste norte-americana da formação de Carcavelos tem estado em grande plano na estreia no basquetebol europeu e surge como a sétima jogadora mais valiosa da Liga (19.5 valorização MVP). A jogadora de 23 anos junta a capacidade anotadora – 14.8 pontos por jogo – com a luta nas tabelas (8.9 ressaltos por partida), sendo um dos principais chamarizes da Final Four agendada para este fim de semana.

As entradas para cada um dos dias de Taça de Portugal Skoiy são livres, mas sujeitas à lotação máxima do pavilhão. Os ingressos têm de ser levantados à entrada do recinto. A “Taça” tem transmissão em direto na FPBtv, cujo acesso é gratuito, e a grande final de domingo (15h00) a contar também com transmissão na RTP2.

Competições | FPB
9 MAR 2023

Mais Notícias