Os pais e os atletas/filhos
Existem os pais excessivamente críticos, os descontrolados, os treinadores de bancada, os pais super protectores e os pais desinteressados.

Associações
27 MAI 2009
Assim sendo, é importante referir que, qualquer uma destas atitudes parentais poderão funcionar como uma fonte de pressão e stress para as crianças. Reparem no seguinte, os atletas que sentem excesso de ansiedade competitiva apresentam, uma tendência natural para serem anciosos ou nervosos, baixa auto-estima, pouca esperança em bons resultados, frequentes preocupações com as expectativas dos adultos e até mesmo a adquirem a opinião de que é importante praticar desporto devido às expectativas dos pais. Tudo isto são consequencias de um envolvimento excessivo dos pais, na vida desportiva dos filhos.
Opto aqui por apresentar duas vertentes aos pais:1ª – Comportamentos e atitudes mais aconselhados e apropriados à competição desportiva de jovens: permanecer na zona reservada aos espectadores(excepção para os pais seccionistas, directores, etc…), evitar “aconselhar” o treinador sobre como orientar a equipa, evitar comentários depreciativos aos treinadores, árbitros e atletas, evitar ser o “treinador” do seu filho durante as competições, apoiar a equipa do filho, demonstrar interesse, entusiasmo e apoio ao filho, controlar as emoções, demonstrar vontade de colaborar com o treinador, os dirigentes e os árbitros e demonstrar apreço pela forma como o treinador, os dirigentes e os árbitros dirigiram as competições e treinos.2ª – Promover uma melhor comunicação entre pais e filhos: encorajamento do jovem a praticar desporto, mas sem o pressionar, perceber o que o atleta pretende do desporto e ajudá-lo a obter esses objectivos, definir o momento em que a criança deve começar a competir e assegurar-se de que tem à disposição as condições ideais, assegurar-se que o treinador está qualificado, manter a vitória e o sucesso desportivo como um objectivo a atingir a longo prazo e estimular o jovem a fazer o mesmo, ajudar o atleta a traçar objectivos realistas, incentivar o jovem a aprender com o desporto, sensibilizar a criança a assumir as responsabilidades para com a equipa e treinador, utilizar a disciplina apenas quando necessário, não se intrometer no trabalho do treinador, fornecer ao treinador todas as informações necessárias sobre o estado e saúde da criança.