“Os treinadores são o nosso ponto forte”

Pedro Sarmento, presidente do Académico FC, fala em dia de aniversário do clube

Atletas | FPB
15 SET 2021

 O Académico Futebol Clube celebra o seu 110.º aniversário esta quarta-feira e a FPB conversou com o presidente do clube, Pedro Sarmento, acerca dos mais de cem anos de história do clube portuense.

Para o Pedro Sarmento, o atingir de uma data “redonda” como os 110 anos deve-se ao esforço e dedicação de todos aqueles que contribuíram para o sucesso do clube: “Estes 110 anos de história são o resultado da dedicação de milhares que pessoas que por aqui passaram. O nosso movimento associativo desportivo é trabalhado em cascata. Toda a gente, independente da qualidade da sua intervenção, é ouvida e são estas intervenções todas juntas que permitem ao Académico ser aquilo que é. Somos uma referência nacional”, comenta.

O Académico FC é Um dos clubes mais antigos da Associação de Basquetebol do Porto, assim como um dos mais ecléticos. Além do basquetebol, o histórico portuense conta com secções de Andebol e Hóquei em Patins, todos eles com a vertente feminina bem enraizada no clube, tal como recordou o presidente do clube centenário: “O primeiro jogo internacional feito em Portugal, foi no Académico, entre Portugal e França. Somos uma referência nacional no basquetebol e provavelmente o clube que há mais anos mantém, de forma continuada, a aposta no basquetebol feminino. Mantivemos sempre essa ligação, sempre com percentagens elevadas de jovens atletas na formação. O académico é seguramente um dos bons exemplos do desporto feminino em Portugal nas suas três modalidades, basquetebol, andebol e hóquei em patins. Queremos manter esses princípios, sendo que o basquetebol é uma modalidade chave para nós”, explica.

Apesar das dificuldades que o passado recente trouxe, Pedro Sarmento não se coibiu de destacar o trabalho que os treinadores conseguiram desenvolver no combate à pandemia: “Os treinadores são o nosso ponto forte. Durante a pandemia conseguimos contornar as dificuldades com uma série de atividades online. Perdemos bastantes atletas, mas a resposta dos encarregados de educação permitiu que mantivéssemos todos os nossos compromissos com eles e que tivéssemos mantido, também, grande percentagem das nossas equipas”, afirma.

Relativamente ao futuro, o Académico Futebol Clube encontra-se num processo de renovação que culminará na modernização das suas instalações, projeto ambicioso, mas que entusiasma o presidente do clube: “Neste momento estamos envolvidos num projeto entusiasmante. As nossas instalações vão ser renovadas, num projeto que já obteve a aprovação da Câmara Municipal do Porto e que agora se encontra na fase da aprovação dos projetos de especialidade. O Académico vai ter uma nova cara, uma nova realidade. Vamos três pavilhões, piscinas, sala de musculação… Um espaço diferente que no meu ponto de vista vai marcar o clube nos anos vindouros. Estamos na expetativa, dada a envergadura do projeto e o facto de sem completar daqui a dois anos. É um desafio, mas precisamos do apoio de todos os nossos parceiros, não só FPB, mas também a ABP e a Câmara Municipal do Porto”, concluiu.

Nota: Foto retirada do Facebook oficial do Académico FC

Atletas | FPB
15 SET 2021