Óscar Trigo é o novo selecionador nacional de BCR

Consagrado técnico espanhol será coadjuvado por Javier López

Competições
9 JAN 2023

Óscar Trigo irá comandar a seleção nacional A de BCR, sucedendo a Marco Galego no cargo. O treinador catalão terá o apoio de Javier López, jogador e treinador da modalidade, com quem privou em experiências passadas ao serviço da seleção espanhola. Ricardo Vieira, selecionador adjunto no ciclo de 2016 a 2022 e atual selecionador Sub23, e Daniel Pereira, técnico adjunto da seleção Sub23, incorporam igualmente a equipa técnica e fomentarão a ligação com o escalão jovem.

Professor de Educação Física, Óscar Trigo conheceu o BCR, nos Jogos Paralímpicos de Barcelona 1992, onde foi voluntário. Ao nível de clubes, dirigiu o FC Barcelona-Guttmann (então designado desta forma) na División de Honor, máximo escalão do BCR espanhol, iniciou projetos de formação no San Nicolau e Global Basket na última década e orienta hoje o Unes FC Barcelona, que conta nas suas fileiras com o internacional A e Sub23 Miguel Reis.

No tocante às seleções, a sua jornada enquanto treinador da seleção espanhola sub23 teve como apogeu a conquista da medalha de ouro no Campeonato da Europa da categoria em 2008. Pela seleção principal masculina do país vizinho, destaca-se a qualificação para os Jogos Paralímpicos de Londres 2012, na sequência da medalha de bronze no Europeu A de 2011, depois de um hiato que durava desde Atlanta 1996. Na mega competição sediada na capital do Reino Unido, Espanha obteve o quinto posto. Nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, Óscar Trigo voltou a liderar as pretensões da seleção masculina e chegou à luta pelas medalhas – 4º lugar. O passaporte para a capital japonesa foi alcançado, fruto da medalha de prata no Europeu A, de 2019.

Nota: fotografia retirada do site oficial do FC Barcelona.

Competições
9 JAN 2023

Mais Notícias