Ovarense com duelo caseiro frente ao Maia Basket
Este fim de semana haverá muita Liga Placard para ver, com a realização de dez jogos, desde logo a começar pela receção da Ovarense Dolce Vita ao Maia Basket/Escape Forte, agendada para esta noite às 21 horas, num desafio do Grupo B.

Atletas | Competições | Treinadores
10 MAR 2017
Ambas as equipas venceram no fim de semana passado, embora estejam em situações diferentes na tabela classificativa.
Por seu turno, também esta noite, mas a contar para o Grupo A, teremos dois jogos que arrancarão às 21h30: Galitos Barreiro vs Vitória SC e Illiabum Clube vs UD Oliveirense.
A Ovarense Dolce Vita ocupa o segundo lugar do Grupo B em igualdade pontual com o CAB Madeira, estando bem lançada para o playoff, enquanto o Maia Basket/Escape Forte é o quarto classificado, tentando fugir à descida de divisão, sendo que há uma semana estes conjuntos venceram.
E a contar com um moralizado Maia Basket, Nuno Manarte, técnico dos donos da casa, prevê dificuldades, em declarações prestadas à FPB: “O Maia tem um estilo de jogo muito atípico, cria muitos problemas quando as equipas relaxam. Teremos de estar concentrados, porque o nosso adversário nunca desiste de nada, joga 40 minutos da mesma forma. A mensagem que fui passando durante a semana é que este é um jogo em que teremos que estar concentrados ao máximo. O Maia é agressivo com bola, cria problemas no 1×1 e tem o MVP da Liga”, alertou.
Quanto às várias lesões que têm assolado o plantel vareiro, Manarte projetou o regresso de Nuno Morais, não querendo individualizar a questão: “Aos poucos os jogadores vão melhorando. Esta semana já treinou o Nuno Morais, mas não sei em que condições se apresentará. De qualquer das formas é uma entrada importante no que também diz respeito ao treino. Mas a minha equipa tem reagido bem às adversidades, veremos como se sentirá o Morais, se estiver bem jogará. Porém, as individualidades não são o mais importante, o coletivo é mais importante”, vincou Nuno Manarte, que ainda revelou não estar focado no desafio diante do CAB Madeira, marcado para domingo.
Já do lado maiato, o seu treinador, João Oliveira, assume que o triunfo da última semana acabou por ser muito importante depois de uma fase mais negativa: “As vitórias trazem-nos confiança porque são uma demonstração de competência, que está interligada com a confiança. Isto é um ciclo vicioso, ambas as características dependem uma da outra. Esperemos que este ciclo nos alavanque para mais vitórias e irá alavancar, até porque precisamos de vencer”, afirmou.
E qual será a receita para o sucesso? João Oliveira não hesitou na resposta: “O Maia terá que ser mais forte naquilo que nós queremos que seja o nosso ADN, na capacidade de esforço que colocamos, na intensidade de jogo e na inteligência a tomar decisões. Se colocarmos estes pilares em campo as hipóteses de vencer aumentarão drasticamente”, adiantou.
Galitos Barreiro vs Vitória SC
Em jogo correspondente ao Grupo A, prevê-se espetáculo no Barreiro, com o Galitos, quinto classificado e vindo de uma boa exibição na Luz, a receber o Vitória SC, que ocupa o terceiro posto, traduzindo assim a grande época que está a realizar.
Illiabum Clube vs UD Oliveirense
A jogar em casa, o Illiabum Clube, atualmente na sexta posição do Grupo A, terá pela frente a UD Oliveirense, quarta classificada e muito motivada após a vitória caseira que obteve no último domingo face ao FC Porto.