Ovarense ganha fase regular
O campeão da fase regular da 1ª divisão feminina só foi encontrado na última jornada.

Competições
13 ABR 2015
Sporting CP e Ovarense partiam para esta ronda em igualdade pontual, pelo que o vencer desse encontro terminaria na frente esta fase da competição. Mas seria só no prolongamento que a Ovarense levaria a melhor sobre o Sporting por 61-57, isto apesar de a equipa leonina ter tido a vantagem de jogar o encontro decisivo perante o seu público. Mérito para as vareiras, que assim “vingaram” a derrota por dois pontos averbada na 1ª volta.
As 'leoas' entraram melhor no encontro, conseguindo consolidar a sua vantagem durante dos primeiros 10 minutos, tendo terminado o 1º período a vencer por nove pontos de diferença (21-12). A superioridade 'verde e branca' manteve-se – a equipa chegou a beneficiar de uma vantagem de 12 pontos – até aos últimos minutos da primeira parte, altura em que o conjunto de Ovar conseguiu reagir e aproximar-se no marcador. Ao intervalo, a desvantagem pontual que separava as duas equipas já tinha sido encurtada para quatro pontos (26-30).
Na segunda parte, fruto de uma agressiva defesa zona, a Ovarense recuperou no marcador e conseguiu mesmo dar a volta ao resultado (32-31). O 3º período foi marcado pela supremacia das defesas sobre os ataques, e chegou ao final com um empate a 36 pontos, que deixava tudo em aberto para os derradeiros dez minutos.
Nesse período, as comandadas de Luís Abreu lideraram quase sempre a marcha do marcador, cedendo apenas a cerca de 20 segundos do fim, altura em que a Ovarense concretizou um triplo (51-51) e forçou o prolongamento. As vareiras acabaram por ser mais fortes nessa fase, com a linha de três pontos a voltar a ser decisiva, desta vez para desequilibrar o resultado a favor da formação de Ovar.
Quem também merece um enorme destaque nesta última jornada da fase regular é a equipa do Guifões SC. A equipa nortenha entrava nesta derradeira ronda obrigada a ter que vencer a Escola da Amadora, 3ª classificada da fase regular, para garantir uma presença nos playoffs. Não foi fácil, como o próprio resultado final indica, vitória pela diferença mínima (45-44), mas quando assim é, mais saboroso se torna o triunfo.
A formação de Guifões acabou por terminar esta fase em igualdade pontual com Galitos e SIMECQ, uma vez que ambas perderam nesta ronda, frente a ADESCU Vagos (60-65) e Juvemaia (52-58) respetivamente. No desempate a três, a equipa de Aveiro acabou por sexta classificada, seguida depois pelo conjunto da Cruz Quebrada, com o Guifões a ocupar a última vaga de acesso aos playoffs.
Mesmo tendo perdido frente Montijo (69-72), a equipa do Coimbrões não perdeu o 4º lugar, visto ter vantagem no confronto direto com o Marítimo, que bateu, em casa, o Esgueira (65-54) com as duas equipas a cruzarem-se na 1ª ronda dos playoffs.
1ª ronda do playoff:
Ovarense x Guifões
Sporting CP x SIMECQ
Esc. Amadora x Galitos/PIZZARTE
SC Coimbrões/REBAU x C.S.M. / C.S.CAB
Despromovidos: Montijo e Esgueira.