Participação nos Jogos do Mediterrâneo arranca esta quinta-feira

João Chaves e Américo Santos, selecionadores nacionais de 3x3, anteveem campanhas na Argélia

Competições | Seleções
29 JUN 2022

É já esta quinta-feira que arranca a missão portuguesa no torneio de 3×3 dos Jogos do Mediterrâneo, na cidade argelina de Oran. A Seleção Nacional de sub23 masculinos é composta André Gomes (SC Braga), Jorge Embaló (CAB Madeira), Lamine Banorá (Illiabum Clube) e Rui Palhares (FC Barreirense) e faz parte do grupo B, defrontando a Espanha esta quinta-feira (20h20) e a Eslovénia no dia seguinte (22h40).

João Chaves, selecionador nacional masculino, em declarações à FPB, destaca a boa preparação: “O balanço da preparação é bastante positivo. Apesar de algumas limitações iniciais por haver sobreposição de estágios de outras Seleções Nacionais, conseguimos articular com a FPB, as equipas técnicas e os jogadores, e acabámos por ter excelentes condições de trabalho, quer em Tomar, quer em Évora. De realçar também que, para além das condições logísticas e técnicas, conseguimos cumprir com a nossa responsabilidade como agentes da modalidade, com a presença em Tomar no âmbito do Inter-Seleções de su17, e com a integração de jogadores, treinadores e clubes locais, durante o estágio em Évora. Acreditamos que, para além de prepararmos da melhor forma a competição, podemos e devemos aproveitar estas oportunidades para divulgar e aproximar a comunidade do basquetebol”, afirma,

O treinador mostra-se confiante: “A equipa encontra-se bem preparada e muito motivada para iniciar a competição, sabendo que temos pela frente adversários de grande valor e tradição (Espanha e Eslovénia), mas com a consciência de que podemos competir com qualquer adversário. Prova disso mesmo, são os resultados alcançados no ano passado com as Seleções Nacionais de sub17, e recentemente com a Seleção Nacional sénior feminina”, analisa.

Para João Chaves, a intensidade será fundamental: “Nestas provas não há segredos… é competir no limite e ir ganhando, jogo a jogo, com a entrega máxima em todas as posses de bola, em todos os segundos do jogo e, no somatório de todos os pormenores, sermos capazes de nos superiorizarmos aos nossos adversários”, refere.

O selecionador aponta o foco para os triunfos: “O objetivo no 3×3 é sempre vencer todos os jogos, sabendo que, se isso acontecer, trazemos a medalha de ouro para Portugal. Isso seria, naturalmente, um feito extraordinário, mas estamos confiantes de que, ao nosso melhor nível, esse objetivo é possível de alcançar”, finaliza.

Já na equipa feminina as atletas são Alice Martins (CAB Madeira), Maria Marinho (CLIP), Mariana Silva (SL Benfica) e Raquel Laneiro (União Sportiva). Portugal compete no grupo A e mede forças diante da Argélia (sexta-feira, 19h) e da Sérvia (sábado, 23h).

Américo Santos, selecionador nacional, enaltece a qualidade das atletas: “Faço um balanço muito positivo da preparação. Fizemos três estágios – o primeiro com 12 atletas, os dois seguintes com oito – e a entrega das jogadoras foi excecional, quase todas passaram da seleção universitária para esta, houve muito sacrifício da sua parte. A convocatória final foi uma “dor de cabeça”, o nível geral foi muito bom. Quase podíamos ter vindo com duas equipas e discutiríamos todos os jogos”, vinca.

Na ótica de Américo Santos, todos os pormenores poderão ser decisivos: “Encontramo-nos muito bem. Faz sempre falta um Torneio Internacional, mas tentámos adaptar os treinos à competição. Vamos ter que crescer aqui na prova, procurar entrar bem na fase de grupos. São jogos de “mata-mata”, cada segundo conta, cada posse de bola conta, cada desconcentração pode custar o apuramento”, diz.

Para o treinador português, há um cariz imprevisível neste tipo de prova: “No 3×3 é muito difícil avaliarmos os adversários. Vamos ter que os observar rapidamente em campo, teremos de ser rápidos a tomar decisões, há muito pouca competição de seleções. Arriscamos dizer que a Sérvia é a equipa mais forte, mas no 3×3 tudo muda rapidamente, qualquer equipa pode ganhar”, alerta.

Quanto a objetivos, Américo Santos é pragmático: “Queremos ganhar todos os jogos, o que significa a conquista da medalha de ouro”, conclui.

Podem consultar aqui toda a informação sobre a prova.

Competições | Seleções
29 JUN 2022

Mais Notícias