Pedro Maia em destaque no basquete 3×3
México e Brasília foram as cidades que receberam as finais onde o português esteve em exibição
Juízes
10 DEZ 2025
Na primeira vez em que foi possível irem árbitros de outros continentes atuar na América Cup, Pedro Maia foi o escolhido a nível Europeu. Ao longo deste ano, marcou presença em mais de 10 competições, incluindo duas finais e continua a elevar Portugal no basquetebol 3×3.
A temporada terminou da melhor forma: a arbitrar a final da América Cup, entre os Estados Unidos da América e Porto Rico. De mencionar que foi a primeira vez que árbitros de outros continentes foram destacados para arbitrar fora da sua região, e o português foi nomeado para representar a Europa, juntamente com uma árbitra da Sérvia.
“Foi uma oportunidade interessante, porque conseguimos levar para lá a nossa experiência. Acabamos por ser árbitros com muito mais experiência do que os americanos, porque lá não há tantas competições como a nível europeu” – comentou Pedro Maia.
Antes disso, esteve no Brasil, no Campeonato do Mundo Universitário (FISU), onde também arbitrou a final masculina. No total, foram cerca de 12 competições arbitradas ao longo deste ano, consolidando um currículo impressionante.
Em conversa com a FPB, o arbitro mencionou que é de orgulho a sensação de representar Portugal pelo mundo fora “Começar por dizer que é um orgulho representar a arbitragem Portuguesa por esse mundo fora e pensar que estou lá por mérito, mas também com sentido de gratidão pelas oportunidades e por todo o percurso que me levou até aqui”.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


