Pedro Maia entre os 15 melhores do mundo no Basquetebol 3×3
Uma nomeação "prestigiante para a arbitragem nacional", diz Manuel Fernandes
Juízes
2 FEV 2026
Da categoria C ao nível A em apenas cinco anos. Pedro Maia foi recentemente promovido pela FIBA ao quadro mais alto da arbitragem do 3×3 mundial, num reconhecimento ímpar para os árbitros lusos.
Maia, nascido no Porto, atualmente no CAD da AB Algarve, já esperava esta ascensão, fruto de “um progresso natural”. Começou nestas lides do 3×3 em 2021 (embora tenha tirado o curso em 2019, pré-COVID), e no último ano granjeou reconhecimentos vários: desde ser um dos juízes do World Tour, ao Campeonato da Europa e à final da AmeriCup – logo na primeira vez que um português participou na competição. “A malta dizia: tu és do grupo B, mas é como se fosses do A”, contou, entre risos, à FPB.
“Trabalhamos diariamente para termos performances ideias e os resultados vão aparecendo com as boas exibições e bons feedbacks”. Pedro Maia.
O Pedro Maia “atingiu o quadro de elite muito fruto da sua persistência, da sua competência, do seu empenho; faz parte da elite e orgulha-nos a todos. Um reconhecimento mais que merecido pelo que o Pedro Maia tem dado a esta competição, continuando a dar-nos também uma colaboração muito prestigiosa no 5×5. [Um feito que] tem repercussões muito favoráveis para o prestígio e imagem da arbitragem portuguesa no Basquetebol 3×3”. Vítor Ferreira, presidente do Conselho de Arbitragem da FPB.
“É sempre prestigiante para a FPB ter árbitros no topo da arbitragem internacional, é prestigiante para a arbitragem nacional e para o nosso Pedro Maia, que parabenizo”. Manuel Fernandes, presidente da FPB
Agora, com a época do 3×3 a iniciar-se, Maia já tem “no bolso” uma nomeação para uma das etapas de qualificação para o Mundial, em Singapura, já em abril. Se o ano passado fez 12 competições, entre México, Brasil, Canadá, França, Qatar ou Macau, este ano a aventura é outra.
A par de Pedro Maia, Rui Fonseca é outro representante português no 3×3 mundial, integrando o grupo C de juízes.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


