Philipe da Silva: “Vai ser uma grande experiência”
O antigo internacional português Philipe da Silva vai integrar a equipa técnica da seleção de França de sub19 masculina.

Associações | Atletas | Competições | Treinadores
15 FEV 2017
O atual treinador do Cergy-Pontoise dá, assim, mais um passo firme numa carreira que tem tido uma ascensão meteórica. Em declarações à FPB, Philipe da Silva explica como surgiu o convite do selecionador francês.
Philipe da Silva foi promovido, este ano, a treinador principal do Cergy-Pontoise, equipa que lidera a série C da Nationale 2 com 14 vitórias em 16 jogos. O sucesso e a ligação com o selecionador de sub19, Hervé Coudray, abriram as portas a este convite. “Vai ser uma grande experiência. Este convite surgiu pelo meu treinador do ano passado, que assumiu o comando dos sub19. Eu tinha o conhecimento internacional como jogador, mas também ao nível da formação dos jovens por ter estado envolvido no trabalho das seleções regionais. Eu tinha o perfil para o cargo. E os meus resultados no clube também falam por si, porque estamos em primeiro”, afirma o ex-internacional luso.
O antigo base da Seleção Nacional explica que já fazia scouting enquanto jogador e isso teve um papel decisivo neste convite. “A Federação queria aumentar as condições do staff e abriu cursos para treinadores, ao nível do scouting e análise de jogos, mas também queria que antigos jogadores com carteira de treinador pudessem partilhar as suas experiências com os jovens. Eu tinha feito esse curso há dois anos e, na altura, era eu que já fazia toda essa parte de scouting, ainda mesmo enquanto jogador. O treinador tinha uma grande confiança em mim e gostava da forma como preparávamos os nossos jogos” revela.
Um dos primeiros testes para Philipe da Silva nesta nova função é a preparação para o Campeonato do Mundo de sub19, que se realiza em Julho, no Egipto, e a seleção francesa é uma das favoritas por ser composta pelos atletas que se sagraram campeões europeus de sub18, em Dezembro passado. “Vamos ter uma grande preparação com um torneio em Espanha, outro aqui em França e um jogo contra os Estados Unidos antes de começar o Campeonato do Mundo”, conta Philipe.
Foto: Cerny-Pontoise