Philippe da Silva: “Esta geração tem talento e caráter”

Antigo internacional português aborda embate de dia 22 contra Israel

FPB
11 FEV 2024

Menos de duas semanas para o início da caminha de Portugal para o EuroBasket 2025. A equipa das Quinas recebe, dia 22, em Odivelas, a congénere de Israel no primeiro jogo da fase de qualificação. Os bilhetes estão disponíveis aqui.

Na antecâmara deste embate, a FPB esteve à conversa com Philippe da Silva, antigo internacional português que representou o país ao mais alto nível em dois EuroBasket (2007 e 2011).


O que poderá fazer a diferença neste jogo frente a Israel? Daquilo que conheces, como caracterizas este adversário?
O que poderá fazer a diferença é a intensidade defensiva, para poder tirar os jogadores das suas zonas de conforto, e a batalha do ressalto. Israel está a voltar a ser competitivo, com jogadores jovens que venceram o Europeu de sub20 há alguns anos.
A maior parte destes jogadores está em grandes clubes. São jogadores espertos, com conhecimento do jogo, e bons lançadores.

Este é o primeiro jogo do apuramento para o EuroBasket 2025. Até recorrendo a toda a tua experiência, o primeiro jogo de uma qualificação assume um carácter mais importante?
O primeiro jogo é muito importante, por ser em casa e para uma questão de confiança. Também podemos transmitir uma mensagem aos adversários de que vai ser difícil ganhar à nossa Seleção.

Que conselhos deixas à nossa Seleção?
Conselhos… continuarem a mostrar os valores que têm mostrado. Dignificarem o nosso país, lutarem sem ter receio de ninguém! Claro que este grupo é forte, mas penso que temos hipótese de fazer bons resultados, tendo em conta que duas seleções estão em processo de renovação.

Portugal encontra-se no grupo de Israel, Ucrânia e Eslovénia. O que pensas deste grupo?
A favorita Eslovénia é muito dependente da sua estrela Doncic e dos jogadores experientes como Prepelic, Muric, Nikolic, Blazic. Pode também ter menos recursos por não se tratarem de jogos no verão.

A Selecção Nacional masculina vive uma boa fase e os resultados positivos vêm-se somando. O que pensas da nossa equipa? Como olhas para estas novas gerações?
A nossa Seleção está a crescer. Os jovens estão cada vez mais a ganhar experiência por jogarem contra adversários de um nível superior. Temos jogadores a competir nas provas europeias e tambem alguns a jogar no estrangeiro. Esta geração tem talento e caráter. Vários jogadores têm papéis importantes nos clubes, o que permite o seu crescimento.

Fizeste parte de equipas históricas do nosso país, com presenças em Europeus. Acreditas que temos hipóteses de repetir esse feito? Podemos estar perto?
A nossa geração viveu momentos incríveis, mas só foi possível porque faziam parte da mesma pessoas (treinadores, jogadores, preparadores físicos…) ultra competitivas, trabalhadoras, inteligentes e humildes. E vejo muitas similitudes com este grupo, acredito mesmo que em breve estará novamente Portugal ao máximo nível internacional.

A 9 de setembro de 2007, no Europeu, Portugal bateu Israel por 94-85. Que memórias tens desse jogo?
Memórias para a vida e inesquecíveis! Podia explicar todo o historial daquele jogo mas seria muito longo… Naquele jogo senti logo no aquecimento que podíamos vencer, porque se via na atitude dos adversários que estavam confiantes, estavam menos seguros.
Já os tínhamos vencido três vezes nos anos anteriores e para nós era fazer ainda mais história e ganhar o respeito das outras seleções. Aliás, no final do nosso jogo, vários jogadores da seleçao croata vieram agradecer-nos por termos vencido Israel, estavam dependentes desse jogo. Essa vitória permitiu-nos disputar com a Grécia o apuramento para os quartos de final da prova.


Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.

FPB
11 FEV 2024

Mais Notícias