Plano de atividades e orçamento aprovados por unanimidade – mensagem do presidente da FPB

Assembleia Geral decorreu esta terça-feira

Associações | Atletas | FPB | Juízes | Treinadores
30 DEZ 2020

Decorreu esta terça-feira, por videoconferência, a Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), para deliberar sobre o plano de atividades e o orçamento para 2021, que foram aprovados por unanimidade.

De destacar, desde já, o clima de grande elevação que imperou durante toda a Assembleia Geral, em todas as intervenções.

O presidente da FPB, Manuel Fernandes, a propósito desta Assembleia Geral, transmite a seguinte mensagem:

“O basquetebol português soube corresponder a este assustador desafio, adaptando-se, agindo e combatendo as adversidades. Estamos agora preparados para enfrentar novos desafios, por mais complicados que sejam. É um plano ambicioso, assente no rigor, na transparência, que congrega três objetivos que queremos destacar.

Em primeiro lugar, apoiar aqueles que foram mais atingidos pela pandemia. Refiro-me aos clubes que perderam atletas, que perderam receitas e que aumentaram as despesas, derivadas desta crise epidémica.

Associada a esta prioridade, queremos enfatizar uma outra originada pela crise sanitária, onde se constata, que o abandono da prática recai nas crianças e nos mais jovens. Num ano sem treinos e sem competições, irão certamente ocupar os seus tempos livres com outras atividades, possivelmente menos salutares. É, portanto, imperioso combater essa tendência, incentivando e mobilizando para que continuem a prática do basquetebol. A este propósito queremos destacar o papel fulcral na tentativa de fidelização dos jovens atletas, por parte dos treinadores e dirigentes em todo este processo. Os dirigentes dos clubes, na sua maioria, estão a fazer um trabalho fantástico para minimizar os impactos. Os treinadores tiveram que apelar a toda a sua imaginação criativa, para encontrar as soluções que se ajustem às restrições físicas impostas pela orientação 36 da DGS, de modo a que o treino não caia numa rotina monótona, para que não haja desmobilização e desinteresse por parte dos jovens atletas.

A terceira prioridade que queremos destacar refere-se à continuidade da construção dos alicerces do projeto profissional devidamente sustentado. A aposta neste pilar estratégico radica na exigência da modernização e valorização das nossas estruturas que conduzam à sustentabilidade dos clubes, Associações e Federação. Trata-se de prosseguir o esforço de investimento na formação dos diversos agentes da modalidade no pressuposto de que treinadores, juízes, dirigentes e outros especialistas mais qualificados corresponderão a um basquetebol de maior qualidade.

É por isso que iremos lançar, ainda em 2021, o projeto de certificação de clubes através do qual visamos direcionar a sua organização para uma futura gestão moderna eficaz, que culminará com a certificação de acordo com o conjunto de requisitos que consigam preencher nos diferentes vetores do desenvolvimento.

Sabemos que o desafio é enorme, os próximos tempos são difíceis, exigentes para os agentes da modalidade, para os clubes, para as associações, e para a Federação, mas acreditamos que depois da tempestade virá, gradualmente, o alívio e a tranquilidade.

A vacina já é um sinal muito encorajador que nos possibilita ambicionar para o início da primavera, um conjunto de atividades com menos condicionalismos, e estamos francamente otimistas de que a partir de setembro, no início da próxima época, as competições possam decorrer com normalidade.

Nós vamos ser capazes, porque para além de estarmos conscientes das dificuldades, temos sinais claros que nos dão confiança, e de que toda a comunidade do basquetebol será uma enorme e coesa equipa, pronta para se superar.

Neste tempo adverso, é muito honroso e gratificante ter esta responsabilidade, este trabalho que abraçamos com o compromisso e com a aspiração de o fazermos com competência, de modo a construir um futuro melhor, mais sustentado para o basquetebol português.”

Associações | Atletas | FPB | Juízes | Treinadores
30 DEZ 2020

Mais Notícias