PNIA assina protocolo em Rio Maior
A 19 de Março, a FPB, através do Plano Nacional de Intervenção Autárquica, assinou um protocolo de colaboração em parceria com a Câmara Municipal de Rio Maior, o Rio Maior Basket e Associação de Basquetebol de Santarém.
20 MAR 2007
Este é o primeiro protocolo a ser assinado no distrito de Santarém e foi assinado pelo Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Dr. Silvino Sequeira, Presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Mário Saldanha, Presidente da Comissão Executiva do Rio Maior Basket, Artur Silva, e, pelo Prof. José Monteiro (em representação do Presidente da Associação de Basquetebol de Santarém).
Começou por usar a palavra um dos elementos da Comissão Executiva do Rio Maior Basket, Eng. Pedro Martins, que fez uma breve resenha deste Clube com dois anos de existencia e actualmente com cerca de 80 atletas, que tem como objectivo ter mais equipas de formação e aumentar o número de atletas.
De seguida falando pela ABSantarém, o Prof. José Monteiro, salientou a importancia para a modalidade e para o distrito este projecto de desenvolvimento, fazendo uma retrospectivado basquetebol de formação no distrito. Frisou também a importânciado crescimento da formação do Rio Maior Basket, que se irá repercutir no desenvolvimento e melhoria do basquetebol no distrito.
O Presidente da FPB, Mário Saldanha, começou por salientar os dois últimos anos como sendo os “anos de ouro” para o basquet nacional, relembrando aos presentes que na selecção senior feminina estão atletas que integraram em 1991 o 1º Centro Nacional de Treino em Rio Maior, e, que são hoje as nossas embaixadoras, como é o caso de Ticha Penicheiro e Mery Andrade. Manifestou também a satisfação pela assinatura deste protocolo, por ser em Rio Maior, localidade ligada à modalidade por vários motivos e, por ser o primeiro no distrito, que se espera ver alargado a outros concelhos ribatejanos.
Por fim, o Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Dr. Silvino Sequeira, começou por dizer ser gratificante sentir que o desenvolvimento actual do basquetebol passou por Rio Maior.
Agradeceu aos elementos do Rio Maior Basket o esforço desenvolvido e a dedicaçãopostas de forma a manter vivo o basquetebol federado em Rio Maior e à ABSantarém pelo esforço de dinamização.
Destacou também a “luta” desencadeada pelos responsáveis do Desporto na Autarquia, para que a Educação Física fosse uma realidade no 1º ciclo, projecto iniciado em 2000, e que neste ano lectivo está devidamente alicerçado e em prática.
Em relação a este protocolo, congratulou-se pela assinatura, pensando que o projecto irá integrar-se com outros projectos desportivosautárquicos, oferecendo mais uma actividade aos jovens de Rio Maior.
Estiveram também presentes, o Vereador do Desporto, Manuel Brites, o Director da DESMOR, Eng. Claudino, os responsáveis pela Divisão de Desporto, Profs. Albino Maria e Manuel Nunes, o Director Técnico Nacional, Prof. Manuel Fernandes e o Coordenador do PNIA, Álvaro Amiel.
Foto – Liliana Casimiro – Gabinete Imagem, Comunicação e Relações Públicas da CMRio Maior