PNIA assina protocolo na Chamusca

No passado sábado, dia 19, foi assinado um protocolo do Plano Nacional de Intervenção Autárquica na Chamusca, envolvendo a Câmara Municipal, Federação Portuguesa de Basquetebol, Associação de Basquetebol de Santarém e Chamusca Basket Clube.

Este protocolo foi assinado num intervalo dos jogos do Torneio Nuno Semedo, dirigido ao Minibásquete e Iniciados, e, onde estiveram presentes além do Chamusca Basket, o Ginásio Figueirense, Futebol Clube do Porto, Barreirense e Benfica.

Começou por usar a palavra o representante da A. B. Santarém, José Monteiro, que se regozijou por este momento, esperando que na Chamusaca o basquetebol continue e crescer com qualidade, solidificando a sua existencia.
De seguida, o presidente do Chamusca Basket, António José Costa, referiu-se também à importância desta assinatura, visando um melhor desenvolvimento da modalidade que é muito acarinhada no concelho. A realização deste Torneio Nuno Semedo, que vai na 11ª edição, em homenagem a um atleta do clube já falecido, é uma prova de reconhecimento a todos aqueles que tornaram este clube possível e também uma forma de dar aos jovens atletas chamusquenses a possibilidade de confraternizarem com equipas de outras regiões.
Por parte da FPB, o vice presidente Carlos Pires, manifestou a sua profunda satisfação por esta assinatura, não só pelo simbolismo do acto, mas também pela força que se reconhece decorrente da qualidade do seu associativismo. Menção também para o trabalho que a Autarquia tem vindo a desenvolver a nível desportivo, apoiando as suas actividades, como é o caso deste Torneio.
Uma palavra de reconhecimento para aqueles que no terreno implementam e enquadram a prática desportiva, aqui representados pelo Chamusca Basket, clube que se assume como uma referência da modalidade, quer em termos regionais, quer nacionais.
Aproveitando a oportunidade, foi entregue ao Chamusca Basket, na pessoa do seu presidente, o Certificado de Qualidade das Escolas Portuguesas de Minibásquete 2006/2007, que mais não é do que a autenticação da qualidade em função de valores e princípios de organização e funcionamento, reconhecidos pela FPB.
De seguida, o presidente da Câmara, Sérgio Carrinho, endereçou a todos os presentes palavras de satisfação pela assinatura do protocolo, que visa o desenvolvimento e melhoria de uma modalidade que no concelho tem sido apoiada e acarinhada pela Autarquia. Lembrou também aos jovens que o convívio é das facetas mais importantes da actividade desportiva, sendo o Torneio em curso uma prova disso, não esquecendo quão importante é a actividade escolar, para que estes “homens de amanhã”, estejam melhor preparados e sejam veiculadores de valores como a cooperação, convívio, superação e desportivismo.
Por fim, o presidente da FPB, Mário Saldanha, agradeceu a presença de todas as equipas presentes, salientando o facto de todos os clubes convidados pertencerem à nata do basquetebol masculino – F. C. Porto, Ginásio Figueirense, S.L. Benfica e Barreirense. Agradeceu também à Câmara Municipal, Associação de Basquetebol de Santarém e Chamusca Basket, o empenhamento tido para que o basquetebol nesta localidade ribatejana continue a ser uma realidade a ter em conta.

21 MAI 2007