“Podemos fazer um bom resultado”
A fase regular da Proliga começou da melhor forma para a equipa do Guifões. Depois de muitas indefinições no inicio da temporada, a equipa finalmente estabilizou e começou a trabalhar em conjunto.

Atletas | Competições
29 OUT 2014
Essa foi a principal razão, na opinião de José Almeida, para a equipa ter evoluído nas últimas semanas de trabalho. Neste momento, segue-se uma deslocação a Ponte de Sor, um teste difícil e que irá exigir da equipa de Guifões o máximo de empenhamento, disciplina tática e inteligência, de forma a contrariar o favoritismo atribuído por José Almeida ao adversário.
A participação no Troféu António Pratas não foi muito positiva. A vitória na 1ª jornada significa que foram realizadas muitas correções?
Durante a pré época existiram bastantes indefinições em relação ao plantel da equipa do Guifões S. C. Esse facto levou a que não tivéssemos a melhor preparação para o torneio António Pratas. Contudo, nas últimas duas semanas conseguimos estar todos juntos a treinar e assim conseguir entrar bem na nova época da Proliga.
Na sua opinião, quais as melhorias que maior influencia tiveram no triunfo frente ao Esgueira?
Como disse anteriormente, a principal razão para conseguirmos estar a um bom nível contra o Esgueira foi o facto de a equipa estar toda junta e disponível para jogar. Por outro lado, em termos técnicos e táticos, conseguimos estar muito fortes no ressalto, controlar bem o tempo de jogo e aproveitar as nossas vantagens tanto na defesa como no ataque.
Como caraterizaria o grupo de trabalho que este ano compõe o Guifões?
É um grupo com qualidade e potencial. Temos jogadores com muita experiência e outros mais jovens e com bastante ambição. Somos um grupo que tem consciência da importância que temos para clube, visto que o Guifões S. C. tem cerca de 300 atletas de formação, que "lutam" todos os dias para um dia conseguirem jogar no escalão máximo do clube e se possível numa competição nacional da exigência da Proliga.
A deslocação a Ponte de Sor será um bom teste ao vosso atual momento de forma?
Neste campeonato, todos os jogos fora são complicados. E a deslocação a Ponte de Sor vai ser sem dúvida um grande teste e desafio para a equipa. É verdade que estamos confiantes depois da primeira vitória, mas sabemos o valor da equipa do Eléctrico. Por isso, estamos conscientes que vai ser um jogo muito difícil e onde não somos favoritos. Mas acreditamos que, com inteligência e uma boa atitude, podemos fazer um bom resultado na nossa primeira deslocação.
Perguntava-lhe onde não poderão falhar no jogo do próximo fim-de-semana caso queiram somar a segunda vitória consecutiva da fase regular?
O Eléctrico mantém o seu núcleo duro durante as últimas épocas, o que lhes permite jogar quase de "olhos fechados". São uma equipa experiente e com os seus processos de jogo bem definidos e automatizados. No meu entender, para conseguir ganhar o jogo ao Elétrico temos de equilibrar a luta pelos ressaltos, parar o contra-ataque e fazer uma boa seleção dos lançamentos. Como já referi, vai ser um jogo muito difícil, mas com uma boa defesa e um ataque inteligente podemos fazer um bom resultado em Ponte de Sor.