Porto Ferpinta recupera Troféu Hugo dos Santos

O Porto Ferpinta recuperou o Troféu Hugo dos Santos ao derrotar na Final o Barreirense CEPSA por 77-79, num jogo de basquetebol de enorme qualidade e recheado de grandes emoções.

Competições | FPB
24 JAN 2012

A promessa de grandes espectáculos de basquetebol foi cumprida e superada. Num pavilhão cheio, com jogos de elevada qualidade e emotividade, Vendas Novas assistiu a uma grande jornada da modalidade onde não se pode deixar de realçar o excelente trabalho do Município e da Associação de basquetebol do Alentejo.

Ambiente fantástico em Vendas Novas com o pavilhão repleto e muito entusiasmo. Começou bem o Barreirense com excelente atitude defensiva, conseguindo contrariar os pontos fortes dos portistas. Com 6 minutos jogados iam liderando por 12-6. Foi hora do Porto reagir e, com 4 pontos consecutivos encostar o marcador. Carlos andrade responde a um triplo de José Silva e Stempin a pouco mais de um minuto do final empata a partida. Esteve melhor a equipa do Barreiro no minuto final conseguindo uma vantagem de 4 pontos – 21-17.O Porto recomeçou melhor e voltou a empatar mas a formação da margem sul continuava bem na partida. À passagem do minuto 4, João Santos dá a primeira vantagem à equipa nortenha e Jackson reforça com um roubo de bola e mais 2 pontos. O jogo tinha virado e de novo Jackson a converter um triplo em cima do minuto 5 a colocar o resultado em 25-32. Os últimos 5 minutos da primeira parte foram jogados numa toada de paragem e resposta e o intervalo chegou com 39-44 e tudo em aberto quanto ao vencedor da Final.O descanso fez bem ao Barreirense e à passagem do 2º minuto da 2ª parte conseguiam passar para a frente de novo. Andrade responde com um triplo e Pedro Pinto volta a empatar. As emoções estavam ao rubro e o equilíbrio mantinha-se aceso. Com cerca de 2 minutos por jogar um triplo de José Costa dava 8 pontos de vantagem à sua equipa na melhor fase do Porto neste 3º período. O Barreirense lutava para se manter no jogo e conseguia chegar ao decisivo parcial a apenas 5 pontos do Porto – 52-57.Inicio dos últimos 10 minutos e o Barreirense apresenta uma agressiva defesa zona 1-3-1, causando problemas ao ataque dos portistas que permitiu nova reaproximação e obrigou Moncho Lopez a solicitar uma paragem quando o resultado apresentava 58-59 à passagem do 2º minuto. Witter consegue dois triplos seguidos já depois de Hill por a equipa do Barreiro na frente e com 5 minutos por jogar 60-65 para os portistas. A vantagem dilatou-se até aos 9 pontos com cerca de dois minutos por jogar.Tudo parecia resolvido mas o enorme coração dos jogadores barreirenses e uma eficaz pressão permitiu que, num minuto, fizessem 10-0 e se colocassem em vantagem. O pavilhão estava ao rubro e tudo estava por decidir. Com 5 segundos por jogar, Jackson tornou-se no heróis do dia, atravessou o campo, passou por Witter e ofereceu, na bandeja, o Troféu Hugo dos Santos ao Porto Ferpinta.Vitória por 77-79 com Antony Hill a ser o MVP da Final, mercê dos 20 pontos e 7 ressaltos e dos 29 pontos de valorização.

Competições | FPB
24 JAN 2012

Mais Notícias