Porto Rico estreia-se a ganhar

A selecção de Porto Rico registou a sua primeira vitória no Campeonato Mundial, depois de levar a melhor diante da China, por 84-76, numa partida disputada a um ritmo muito elevado.

Competições | FPB
31 AGO 2010

Angel Vassallo fez 22 pontos e JJ Barea obteve 13, aos quais juntou nove assistências. Wang Zhizhi e Yi Jianlian combinaram os 21 pontos convertidos pela China no primeiro período, resultado que lhes permitia liderar o marcador por um ponto de vantagem nessa fase do encontro.

A equipa orientada por Bob Donewald esteve na frente até aos 19-12, mas foi a equipa de Porto Rico que, com oito pontos sem resposta (20-19), passou para o comando do marcador, isto antes de Zhizhi, sobre a buzina, converter um cesto em rotação na linha final e colocar de novo a China na frente. Os comandados de Manolo Cintrón recuperaram a liderança graças aos lançamentos de David Huertas e Peavy Nathan, com um triplo de cada, seguidos de uma jogada de 3 pontos de Balkman – cesto e falta – que dava o comando do marcador (32-26) a meio do segundo período. Carmelo Lee Vassallo fechou o primeiro tempo para dar uma vantagem de 44-37 aos porto-riquenhos A China obteve os primeiros oito pontos do terceiro período voltando a assumir a liderança 45-44,com um triplo da autoria de Sun Yue, . Mas foi imediata a reacção de Porto Rico, explorando com sucesso a transição, com Lee a converter um lançamento de longa distância e Barea a alimentar o jogo interior de Peter John Ramos, para logo de seguida o base manter a posse de bola até se decidir por um tiro de três pontos bem longe do cesto. Fazia o resultado subir para 62-53. Os chineses reagiram mais uma vez fechando de novo o jogo até aos 67-64, quando Sun Yue converteu do canto um triplo com 7:51 para jogar. Mas Barea continuou a executar a transição ofensiva na perfeição, servindo Vassallo para um afundanço para logo de seguida proporcionar um poderoso “smash” a Nathan Peavy sobre um defesa chinês quando cortava na direcção do cesto, com o resultado a subir para 77-69. A bandeja de Balkman com 4:45 no relógio, dava a maior vantagem do encontro a Porto Rico (80-69), que se limitou a gerir a vantagem até final da partida.

Competições | FPB
31 AGO 2010

Mais Notícias