Portugal bate Luxemburgo
Num jogo que era importante vencer, a equipa portuguesa soube lidar com a pressão do jogo, nunca tendo estado a perder durante todo o encontro.
Competições | Seleções
19 JUL 2013
No entanto, apesar da expressiva vitória (74-46), o Luxemburgo manteve-se até ao último período na discussão do resultado. Mérito de Portugal que soube sempre manter o adversário afastado no marcador, bem como decidi-lo no momento exato.
Se é verdade que os luxemburgueses discutiram o resultado até à entrada no último quarto, nunca a vantagem portuguesa foi mais de 15 pontos, também não o deixa de ser o facto de Portugal ter revelado enorme maturidade para gerir o comando do marcador. Durante os primeiros vinte minutos a equipa portuguesa defendeu muito bem, limitando esta seleção do Luxemburgo, habituada a pontuações altas, a apenas vinte e cinco pontos (34-25).A recuperação defensiva era uma preocupação constante, pelo que é de enaltecer a forma como Portugal impediu que o adversário fosse capaz de jogar, como tanto gosta, em campo aberto. Na etapa complementar a formação nacional soltou-se mais em termos ofensivos, a defesa zona nunca foi um problema, pelo que naturalmente o resultado disparou para números mais elevados. Isto apesar de Portugal não ter estado muito bem da linha de lance-livre (21/36 – 58.3%).Num Campeonato da Europa onde se jogam 8 jogos em 10 dias, a gestão do plantel é fundamental e desde cedo, pelo que a rotação do plantel foi uma constante, conseguindo o técnico Carlos Seixas fazer com que apenas um jogador tivesse uma utilização um pouco superior a 20 minutos.Destaque para as exibições de Nuno Ferreira (14 pontos, 15 ressaltos, 2 assistências) e Pedro Marques (15 pontos, 3 assistências, 2 ressaltos)Também jogaram:Krassimir Pereira – 3 pts, 4 ressJoão Guimarães- 4 pts, 1 ressSérgio Silva – 4 pts, 1 assPedro Meireles – 10 pts, 4 ressLuís Câmara – 8 pts, 3 ressBenvindo Mendes – 2 ressIsaias Insaly – 4 pts, 4 ressFrancisco Amiel – 8 pts, 5 ressDiogo Gameiro – 3 pts, 2 ressDaniel Relvão – 1 FPAmanhã às 12 horas locais, mais uma hora que em Portugal Continental, Portugal enfrenta um dos seus mais temíveis adversários, a poderosa seleção do Montenegro. A estatura dos jogadores interiores adversários irá ser um obstáculo muito complicado, mas não impossível, de ultrapassar. Mais do que nunca, é o momento dos jogadores portugueses mostrarem a sua agressividade defensiva e capacidade de superação. Irá certamente ser uma batalha dura, mas aliciante de disputar.