Portugal bate-se bem mas perde
Vinte cinco minutos de bom basquetebol não foram suficientes para que Portugal começasse a vencer no Europeu de Sub 18 Masculinos – Divisão B frente à forte seleção da Ucrânia (61-82).

Competições | FPB | Seleções
24 JUL 2014
Mais fortes fisicamente, os ucranianos criaram imensos problemas no 2º tempo ao ataque português com as trocas defensivas, retirando fluidez aos movimentos ofensivos da equipa portuguesa.
Portugal começou muito bem o jogo (15-4), sem receios, descomplexado, e a beneficiar de uma excelente eficácia do tiro de três pontos. A reação ucraniana foi imediata, conseguida sobretudo pela presença na tabela ofensiva, bem como na exploração do contra-ataque. Ainda assim os jovens portugueses batiam-se com galhardia, mantinham o resultado encostado, desafiando o poderio do adversário à custa de uma grande atitude. O intervalo chegava com Portugal a perder por dois pontos apenas (35-37), um resultado que demonstrava bem o equilíbrio registado nos primeiros 20 minutos.
No segundo tempo a Ucrânia surgiu mais agressiva defensivamente, alterando a sua estratégia defensiva para trocas constantes, algo que desregulou por completo os movimentos ofensivos de Portugal. Dificuldades em ler as trocas, bem como tirar partido dos miss-match, mas há que dar mérito ao adversário na forma como interpretou este tipo de defesa.
A eficiência de longa distância baixou drasticamente (1/7 em triplos), com o insucesso ofensivo a refletir-se na forma menos intensa como a equipa se apresentou no segundo tempo. No último quarto o resultado disparou, acabando por tornar o resultado final um pouco enganador, se bem que confirme o favoritismo ucraniano em subir de divisão, assim como eles próprios se autointitulam candidatos a vencer esta competição.