Portugal cede com a Itália

A Seleção Nacional sub-18 feminina não conseguiu apurar-se para os  quartos-de-final do Campeonato da Europa (Divisão A), que decorre na Eslovénia.

Competições | Seleções
5 AGO 2015

A equipa treinada por Mariyana Kostourkova precisava de vencer a Itália no último jogo da segunda fase, mas perdeu, por 53-42. Agora vai lutar pela 9ª posição.

 

Jogo muito importante para as duas seleções, pois ambas precisavam de vencer para seguir para os quartos-de-final e assim ficar entre as 8 melhores equipas do Europeu.

 

Inicio de jogo com liderança alternada, poucos pontos e alguns "turnovers" de parte a parte. No final dos primeiros 10 minutos, a Itália vencia por 9-8.

 

No 2º quarto, a toada do jogo manteve-se, com ambas as equipas a lutarem muito, nem sempre jogando bem e com alternâncias sucessivas na liderança do marcador. Ao intervalo, Portugal e Itália foram para o balneário com uma igualdade a 16 pontos, resultado muito baixo, mas que traduzia o que se tinha passado no campo.

 

No inicio do 3º período, a Itália tomou a liderança da partida, embora nunca conseguindo uma grande vantagem no marcador (máximo foram 7 pontos), mas fazia as portuguesas correrem atrás do prejuízo. Portugal reagiu e passou para a frente a 2:57 do final deste quarto (28-27), após um cesto de Maria Kostourkova. As italianas voltaram ao comando com 2 lances-livres convertidos, mas Maianca Umabano, pouco tempo depois, converteu também um lance-livre e voltava a empatar a 29-29, a 2:17 do final do periodo. A equipa nacional não voltaria a marcar mais pontos neste quarto, enquanto a Itália ganhava balanço e fechava o período com 5 pontos consecutivos. 29-34 era o resultado, favorável às italianas no final do 3º período.

 

Nos primeiros minutos do 4º período, as portuguesas andaram sempre muito perto no marcador, embora nunca tenham conseguido empatar o jogo, ou mesmo passar para o comando. Tendo sido a desvantagem de 2 pontos, 35-37 a 9:05 minutos do final, o mais perto que conseguiram chegar da equipa transalpina. A Itália começou então paulatinamente a amealhar uma vantagem, que chegou até aos 11 pontos de diferença no final da partida.

 

Resultado final: 42-53

 

Por períodos: 8-9; 8-7; 13-16; 13-19

 

Destaques nas portuguesas para os 14 pontos e 12 ressaltos de Maria Kostourkova, e também para Carolina Gonçalves com 12 pontos e 5 faltas provocadas.

 

Portugal aguarda ainda o desfecho do jogo Holanda x Bélgica (às 20h45), para saber contra quem irá jogar na próxima 6ª feira.

 

Recorde-se que nesta fase, os últimos três posicionados descem à Divisão B.

Competições | Seleções
5 AGO 2015

Mais Notícias