Portugal com momento inédito nos Jogos Mundiais Universitários

Basquetebol vai ter equipa masculina e feminina em simultâneo pela primeira vez

Atletas | Competições | Seleções
13 JAN 2022

Pela primeira vez na história, Portugal vai apresentar equipa masculina e feminina em simultâneo nos Jogos Mundiais Universitários, anteriormente designados por Universíada, que decorrerão na cidade chinesa de Chengdu entre 26 de junho e 7 de julho.

Destaque para o regresso da formação masculina, que apenas havia participado no evento em 2005, ao passo que do lado feminino Portugal se estreou no certame em 1995, estando ainda na memória a sensacional medalha de bronze obtida em 2019, em Nápoles.

Esta prova engloba atletas até aos 26 anos e que estejam inscritos num estabelecimento de ensino superior ou que tenham finalizado o curso até ao ano passado.

Nuno Manaia, diretor técnico nacional, salienta a importância do momento: “Isto era algo que perseguíamos, ter as duas seleções em simultâneo. Através da experiência com a equipa feminina, temos consciência de que se trata de uma competição com um nível muito elevado, e por isso é importante os atletas poderem competir desta forma nos primeiros anos de seniores. Desde há três anos a esta parte, encetámos conversações com a FADU (Federação Académica do Desporto Universitário), nossa parceira, para incluir equipa masculina. Felizmente, isso aconteceu, e agora já estamos na fase de contactar os jogadores e jogadoras elegíveis para participar. Divulgaremos a preparação das equipas,” afirma.

Atletas | Competições | Seleções
13 JAN 2022

Mais Notícias