Portugal de Prata
Portugal não conseguiu o tão almejado título e perdeu a Final com uma forte equipa Sérvia que conseguiu ter armas para contrariar os muitos argumentos da equipa portuguesa (58-54).
Competições | FPB | Seleções
11 AGO 2013
A derrota não tira o mérito de uma competição fantástica das jovens guerreiras lusas que estão na Divisão A e que, além de terem duas jogadoras no 5 ideal da prova – Carolina Bernardeco e Maria Kostourkova – viram a número 12 portuguesa ser também a MVP do europeu. Mais uma vez, não podemos deixar de falar no ambiente arrepiante que rodeou a competição e apoiou incessantemente a selecção portuguesa, com o público a encher as bancadas dia após dia, e hoje a registar uma enchente inédita de mais de 3500 pessoas no pavilhão.
Caiu o pano sobre a competição e, apesar de não ter levantado a taça, Portugal venceu dentro e fora do campo, com qualidade na equipa e uma organização que mereceu rasgados elogios de todos os participantes e da FIBA Europa. A todos o nosso muito obrigado!
No jogo que decidia a última vaga na subida à Divisão A e a medalha de bronze e, num duelo entre equipas nórdicas, foi favorável à Dinamarca que bateu a Finlândia num jogo equilibrado mas que as dinamarquesas souberam vencer com um bom último quarto – 76-67.O dia começou com os jogos de escalonamento que ordenaram a classificação Final. À medida que o dia ia avançando iam-se conhecendo as posições finais de cada equipa. Nos dois primeiros jogos da manhã a Inglaterra bateu a Bielorrússia por um ponto (47-46) e garantiu a 7ª posição. Decididos ficaram também os 3 últimos lugares da tabela com a Irlanda a conseguir a sua segunda vitória sobre a Noruega (45-65), única equipa que terminou o torneio sem saborear o triunfo.Seguiu-se o duelo pelo 5º posto. A Polónia triunfou sobre uma aguerrida equipa de Israel (52-56) que assim ficou no 6º lugar. Na luta entre o 12º e o 14º foram as alemãs que levaram a melhor, batendo a Roménia (61-46). Assim sendo, Alemanha foi 12ª classificada, Suiça a 13ª e a Roménia 14ª.Era um jogo de nervos e isso mesmo refletiu-se no primeiro período com amabas as equipas a terem dificuldades em encontrar o seu jogo. Foi Portugal que primeiro assentou e logo conseguiu uma vantagem de meia dúzia de pontos que se viria a cifrar no final do 1º período – 8-14.As sérvias demoraram a reagir mas quando o fizeram conseguiram empatar à passagem dos 16 minutos e meio e chegaram a passar para a frente. Ao intervalo Portugal ainda conseguia estar na frente – 24-25.O segundo período foi jogado numa toada de equilíbrio mas o tiro exterior de Portugal teimava em não entrar e dificultava a tarefa ofensiva das jovens lusas que, apesar de tudo, conseguiam estar na discussão do marcador apesar da sérvia assumir a liderança à entrada do decisivo quarto (41-37). Portugal arregaçou as mangas mas as jogadoras sérvias estavam em dia de acerto e, quer através de triplos quer através de penetrações bem sucedidas iam mantendo a liderança. Um triplo de Maianca ainda deu esperança às cores portuguesas mas não deu para chegar ao tão desejado título. Classificação Final1º Sérvia2º Portugal3º Dinamarca4º Finlândia5º Polónia6º Israel7º Inglaterra8º Bielorrússia9º Eslovénia10ºLuxemburgo11º Ucrânia12º Alemanha13º Suiça14º Roménia15º Irlanda16º Estonia17º Noruega