Portugal de volta ao caminho das vitórias
A equipa nacional teve que suar até ao fim para bater a congénere Romena (74-69), que apostava tudo neste encontro para chegar mais acima na classificação final.
Competições | FPB | Seleções
24 JUL 2013
Num jogo a dois tempos, onde Portugal foi capaz do melhor, na segunda parte, e do menos bom, durante os primeiros vinte minutos. Nos momentos decisivos, o nervosismo não fez tolher a agressividade defensiva dos jovens portugueses, sinónimo da vontade e ambição de vencer o jogo.
No primeiro período o domínio foi do coletivo Romeno. Com algum azar à mistura, vários lançamentos fáceis desperdiçados, e incapazes de colocar em prática o plano de jogo. Assim, no final do quarto, Portugal já perdia por 22-11.No segundo período, veio mais algum esclarecimento por parte da turma das quinas. Ainda que sem fazer um jogo muito conseguido, Portugal impediu que a vantagem se dilatasse até ao descanso.Na etapa complementar, o colectivo luso demonstrou a verdadeira garra característica dos descendentes de Viriato. Paulatinamente a intensidade defensiva colocada em campo aproximava-se da desejada, com os normais benefícios que daí advinham.Com 2 minutos para o fim do jogo, finalmente o esforço luso foi recompensado, tendo passado finalmente para a frente do marcador. Uma vantagem que superiormente controlada, não permitindo mais que o adversário esboçasse a reviravolta no marcador.Amanhã Portugal defronta a Seleção Suiça, às 13h45 de Portugal continental, num jogo onde vai tentar a manutenção no primeiro lugar deste grupo. Um adversário complicado sobretudo pelos muitos centímetros dos seus jogadores interiores. Mais um encontro em que os nossos “gigantes” terão que se superar.Portugal já tem duas vitórias fruto do resultado positivo com a Bielorrússia que transitou para esta fase. Finda a primeira jornada desta fase, Portugal lidera o grupo com 2 vitórias. Bielorrússia, Suiça e Roménia estão empatadas com uma vitória e uma derrota.Nota para a exibição individual de Nuno Ferreira, que contabilizou 15 pontos, 5 ressaltos, e 3 roubos de bola.Também jogaram por Portugal:Krassimir Pereira – 2 pts, 4 ressJoão Guimarães – 6 ressSérgio Silva – 13 pts, 3 ress, 2 assPedro Marques – 13 pts, 6 assPedro Meireles – 10 pts, 7 ressLuís Câmara – 4 pts, 2 ressBenvindo Mendes – 2 pts, 1 ressIsaías Insaly – 14pts, 4 ress., 2 rbFrancisco Amiel – 1 pt, 1 assDiogo Gameiro