Portugal despede-se de Viana do Castelo com vitória

Seleção Nacional mostrou caráter e ultrapassou Ucrânia (77-76)

Seleções
25 JUN 2022

A Seleção Nacional de seniores masculinos despediu-se do Torneio Internacional de Viana do Castelo com um triunfo diante da Ucrânia (77-76), depois de ter estado praticamente todo o encontro atrás do marcador. A equipa das quinas nunca baixou os braços e mesmo com a desvantagem constante no encontro foi resiliente o suficiente para arrecadar a vitória já perto dos minutos finais do jogo.

A partida começou favorável aos ucranianos, apesar da boa percentagem de lançamento da seleção nacional no primeiro quarto, nomeadamente da linha dos 6.75m (cinco triplos convertidos com 41% de eficácia). Apesar da assertividade na hora de lançar ao cesto, a Ucrânia controlou as operações do encontro, embora nunca tenha conseguido alcançar uma vantagem larga na partida em virtude da resiliência portuguesa.

O encontro foi para o intervalo com 11 pontos de diferença (38-49) e no reatar do jogo, a Ucrânia manteve a liderança, contudo, nos derradeiros dez minutos, a defesa asfixiante dos comandados de Mário Gomes, Nuno Manarte e Sérgio Ramos limitou a congénere de Leste a apenas oito pontos. O parcial de 21-8 consumou a reviravolta no marcador, que chegou pelas mãos do capitão Miguel Queiroz já às portas do último minuto da contenda e com o Pavilhão José Natário em Viana do Castelo em ebulição.

Na formação ucraniana estiveram em destaque Issuf Sanon (14pts, 4res, 2ast, 3rb), Artem Pustovyi (14pts, 1res, 1ast, 1dl) e Vlacheslav Petrov (10pts, 7res, 3ast), enquanto na equipa das quinas brilharam Miguel Queiroz (8pts, 8res, 3ast, 1rb), Diogo Brito (15pts, 7res, 4ast, 2rb), João Guerreiro (12pts, 2res) e Francisco Amarante (10pts, 2res, 2ast).

Portugal regressa à ação no próximo dia 1 de julho, em partida a contar para a 3.ª janela de qualificação para o Mundial 2023, diante da Hungria (17h00 | RTP2).

Seleções
25 JUN 2022

Mais Notícias