Portugal despede-se em Minsk

Portugal disputa esta terça-feira, na Bielorrússia, pelas 19.30 horas, o seu último jogo desta fase de grupos de apuramento para o Eurobasket.

Competições
10 SET 2012

Os resultados não têm sido os desejados, se bem que as exibições da equipa portuguesa não demonstrem na prática um desnível tão acentuado relativamente às outras equipas que fazem parte do grupo. Vencer em Minsk não será tarefa fácil, o que não significa, assim os jogadores portugueses repetiam a exibição frente aos turcos, que Portugal possa terminar com uma vitória. O cansaço irá ser um fator determinante, já que para além da sobrecarga a que alguns jogadores têm sido sujeitos, uma viagem tão longa deixa sempre as suas marcas.

A disponibilidade física de alguns jogadores para este jogo poderá ser determinante para o sucesso de Portugal. O treinador Mário Palma já por diversas vezes referiu que a rotação da equipa não tem sido a ideal, pelo que neste jogo os jogadores que saltarem do banco terão de ser mais contributivos.O desgaste do jogo diante a Turquia, associado à longa viagem até Minsk, irá concerteza acentuar os desequilíbrios físicos, até porque os bielorrussos tentam explorar as vantagens nas áreas próximas do cesto. No jogo da 1ª volta, realizado em Fafe, Portugal não esteve brilhante, mas mesmo assim esteve bem próximo de levar de vencida a equipa da Bielorrússia. Assim sejam corrigidos alguns aspetos que têm a ver com o jogo interior dos bielorrussos, e os jogadores nacionais se aproximem da sua habitual eficácia ofensiva, e Portugal poderá fechar esta fase de grupos com um sucesso. Isto sob pena de estar obrigado a não voltar a repetir fases negras, normalmente traduzidas em parciais negativos, que tem acontecido em alguns encontros. Isto significa que que em nenhuma fase do jogo os atletas portugueses poderão perder os seus papéis dentro de campo, e quando o ataque não estiver a ter sucesso, terá de ser a boa defesa a manter a equipa na discussão do resultado.

Competições
10 SET 2012

Mais Notícias