Portugal e Brasil estudam dinâmicas de colaboração no BCR

Reunião entre o presidente do CNBCR, Augusto Pinto, e o presidente da CBBC, Mário Belo

Seleções
11 FEV 2021

Portugal e Brasil encaminham-se a passos largos para um acordo de cooperação técnica. No passado sábado, 6 de fevereiro, o presidente da CBBC – Confederação Brasileira de BCR -, Mário Belo, e o presidente do CNBCR – Comité Nacional de BCR -, Augusto Pinto, conversaram virtualmente, intermediados pelo Prof. Sileno Santos, selecionador nacional brasileiro que tem sido presença assídua em formações online dinamizadas pelo CNBCR.

Do lado brasileiro, enalteceu-se a vasta experiência de técnicos, árbitros e atletas, a consolidação internacional das seleções masculina, feminina e sub23, assim como o legado e importância do Centro de Treino Paralímpico Brasileiro. No caso português, o retorno poderá advir da proximidade geográfica com as potências europeias e mundiais da modalidade, nomeadamente Espanha, do envolvimento na classificação funcional derivado da posição de relevo de Regina Costa, máxima responsável da área à escala mundial na IWBF (Federação Internacional), e do histórico de atletas portugueses em vários campeonatos europeus (Espanha, Itália, França e Alemanha).

Ambas as nações convergiram no diagnóstico de algumas lacunas que se pretendem limar: pouca qualificação da classe dirigente, baixo investimento em marketing e comunicação, e necessidade de massificação da prática do BCR.

No que toca a projetos em comum, Augusto Pinto exortou o seu homólogo brasileiro para que os dois países tomem a dianteira no fomento da evolução do BCR junto da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Ficaram ainda estabelecidas as seguintes metas:

– Desenvolvimento técnico (treinadores, árbitros, classificadores e atletas), através de seminários, workshops, cursos e palestras presenciais (quando for possível) e online;

– Intercâmbio com as seleções (assim que a situação pandémica o permitir), com prioridade para, no Brasil, a seleção sub23 masculina e seleções feminina (sénior e sub25), e as seleções A e sub22/23, em Portugal;

– Desenvolvimento da vertente científica do BCR em cooperação com Universidades dos dois países.

 

Nota: Foto de Federação Catalã de Desporto para Pessoas com Deficiência Motora

Seleções
11 FEV 2021

Mais Notícias