Portugal entra a vencer
A Selecção Nacional de Sub-16 Feminina entrou bem no Campeonato da Europa, Divisão B, que esta quinta feita começou em Arad, na Roménia.
Competições | Seleções
11 AGO 2011
A jovem Selecção Nacional derrotou a Letónia, por 64-57, na primeira jornada do Grupo A, num encontro onde Laura Ferreira (17 pontos) e Joana Soeiro (12 pontos e 10 ressaltos) estiveram em evidência. Segue-se o Luxemburgo, já esta sexta-feira.
A selecionadora Catarina Neves descreveu o jogo como tendo sido “de muita ansiedade e nervosismo.” Diante de uma Letónia “mais física, com miúdas fortes a jogar perto do cesto,” Portugal respondia “com intensidade e agressividade a defender durante todo o jogo campo inteiro.” “Criamos muitos problemas na transição para o ataque, e obrigamos a Letonia a perder muitas bolas.” Dois aspectos que a treinadora nacional considerou terem sido decisivos para o desfecho favorável do encontro. Apesar de as portuguesas liderarem quase durante toda a partida a marcha do marcador, em momento algum o adversário deu como perdido o desafio. “Estivemos a maior parte do tempo no comando do marcador, mas sempre taco a taco. A maior diferença entre as duas equipas foi de 10 pontos.”O resultado deste primeiro encontro abre boas perspectivas à turma nacional, até porque, foi obtida frente a uma das candidatas à vitória nesta fase de grupos. Nem o facto de terem vencido retira ambição a Catarina Neves que acredita que a equipa pode valer ainda mais. “Temos consciência que se conseguirmos melhorar ligeiramente as percentagens de lançamento podemos fazer um jogo mais tranquilo. Foi importante entrar a vencer na competição, teoricamente com um dos candidatos a ganhar o grupo.”