Portugal equilibrou 3 períodos

Portugal continua à procura da primeira vitória nos jogos de apuramento para o Campeonato da Europa do próximo ano.

Competições | Seleções
24 AGO 2014

Na penúltima jornada do Grupo E, a Seleção Nacional foi derrotada pela República Checa, por 75-61, uma partida que teve lugar em Gondomar. Portugal voltou a demonstrar capacidade para se bater com seleções fortes, tendo sofrido novamente um parcial negativo (0-10) num momento decisivo do jogo que voltou a comprometer a discussão do resultado, até final do jogo.

Já sem possibilidades de sonhar com a qualificação, Portugal conseguiu equilibrar o desenrolar dos acontecimentos, mas deixou escapar a possibilidade de alcançar o primeiro êxito, sobretudo devido à desvantagem na luta das tabelas (30 ressaltos conquistados, contra os 42 alcançados pelos checos). Portugal bateu-se muitissimo bem durante os primeiros 20 minutos, dando provas que a equipa consegue discutir jogos frente a equipas com aspirações a participar no próximo Europeu. Ao intervalo, a equipa nacional perdia por cinco pontos de diferença (37-42), um resultado que mantinha Portugal na discussão do jogo, embora refleti-se alguns problemas em suster a capacidade ofensiva da equipa adversária.

 

O conjunto português manteve o resultado encostado até aos 50-53, mas foi então que surgiu no jogo, o poste da República Checa Onderej Balvin, que com tiros de curta distância, foi decisivo para que os checos conseguissem um parcial de 10-0, em pouco mais de 3 minutos. Como consequência desse mau período, Portugal entrava no último período com uma desvantagem na casa das dezenas (50-63), um resultado que tornava a missão de Portugal em tentar vencer o jogo ainda mais complicada.

 

Na parte final do encontro, a equipa tentou fazer uso do tiro exterior para dar a volta ao resultado, mas a “arma” esteve longe de ser letal, até porque converteu apenas 6 em 24 tentativas. A falta de eficácia no lançamento de longa distância voltou a ser um problema para o sucesso ofensivo da equipa portuguesa, até porque não abundam as referências interiores no ataque da equipa comandada por Mário Palma.

 

Mas seria o poste Cláudio Fonseca o principal concretizador na equipa nacional com 22 pontos, a que somou 10 ressaltos.

 

A última jornada realiza-se terça-feira, com a deslocação da Seleção Nacional à Geórgia.

Competições | Seleções
24 AGO 2014

Mais Notícias