Portugal fecha com vitória gorda
A Seleção Sub 16 Feminina terminou a sua participação no Torneio Medina del Campo com um triunfo robusto sofre a formação do MAC Place Real Canoe N.C.

Competições | FPB | Seleções
28 DEZ 2014
(71-47). Com esta vitória a formação portuguesa terminou na 3ª posição, naquele que foi o primeiro contacto do novo selecionador nacional Agostinho Pinto com o grupo de trabalho. Portugal dominou por completo a luta das tabelas, e beneficiou da forma determinada como iniciou o encontro. A equipa portuguesa praticamente resolveu o encontro nos primeiros 20 minutos, nunca permitindo que o adversário sentisse a possibilidade de discutir a vitória no encontro.
As comandadas de Agostinho Pinto não se deixaram abater pelo resultado negativo do dia anterior e canalizaram toda a sua frustração e tristeza para o jogo deste domingo. Com um parcial de 21-8 nos primeiros 10 minutos, Portugal cedo fugiu no marcador e construiu uma vantagem pontual que lhe dava tranquilidade na gestão do jogo. Até ao intervalo, as jovens portuguesas mantiveram o seu bom desempenho defensivo, do qual tiraram partido para alargarem a diferença pontual que separava as duas equipas (41-20).
A etapa complementar foi bastante mais equilibrada, ainda que tenha sido Portugal a vencer os dois períodos por diferenças mínimas (11-10 e 19-17). Neste segundo encontro, o conjunto nacional esteve mais sereno no ataque, cometeu menos turnovers e foi inteligente na forma como procurou explorar as vantagens interiores por parte de Beatriz Jordão. A boa prestação das jogadoras portuguesas na luta das tabelas (53/33), compensava o número de bolas que Portugal perdia sem atirar ao cesto (28 turnovers), sem esquecer a forma como Portugal condicionou o sucesso ofensivo do conjunto espanhol. O conjunto nacional limitou o Real Canoe a escassos 29.6% de lançamentos de 2 pontos, e 12.5% de 3 pontos.
Beatriz Jordão registou um duplo-duplo (22 pontos e 10 ressaltos), números que lhe valeram a distinção para MVP do jogo com 27 de valorização. Maryam Chermiti (17 pontos, 7 ressaltos e 2 assistências) esteve igualmente a bom nível, já a dupla formada por Ana Ramos (2 pontos e 10 ressaltos) e Catarina Lopes (6 pontos e 8 ressaltos) foi determinante para o domínio exercido por Portugal nas tabelas.